Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 28 de maio de 2019

Macau - Projectos bilingues do ensino superior com “bons resultados”

Na primeira reunião anual da Aliança para Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa foi destacado o facto das instituições locais estarem “mais activas” ao nível de lançamento de vários projectos que têm “vindo a obter bons resultados”.

Em comunicado, a Aliança deu como exemplo o sistema auxiliar de tradução Chinês-Português/Português-Chinês de documentos oficiais desenvolvido pelo Laboratório de Tradução Automática do Instituto Politécnico de Macau (IPM). Este sistema “tem levado diversos serviços públicos e outras entidades a reconhecer e a usá-lo”. Outra “inovação” que já “ganhou ampla utilização” é a aplicação móvel gratuita “Diz Lá”, reconheceu a Aliança.

Na reunião presidida pelo reitor da Universidade de Macau (UM), Yonghua Song, os membros vincaram que a Aliança “continua a potenciar as suas vantagens e a integrar recursos para promover a criação da Base de Formação de Quadros Qualificados Bilingues em Chinês e Português”.

Já do lado do Governo “continuam a ser investidos mais recursos no apoio às instituições do ensino superior para o desenvolvimento de diversos projectos de formação de quadros qualificados bilingues em Chinês e Português, acelerando a apreciação dos cursos, encorajando e apoiando as instituições na criação de novos cursos de língua portuguesa”.

Por fim, os representantes de várias instituições de ensino superior locais apresentaram o ponto de situação dos estudos dos países de língua portuguesa em curso. Estes projectos abrangem áreas como a diplomacia política, desenvolvimento económico, cultura social e história, entre outras áreas.

Na mesma ocasião foi definido, por unanimidade, que o próximo presidente da Aliança será o representante do IPM. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário