Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Moçambique - Lançamento do livro Padawa Padawa (era uma vez)

Com o intuito de deixar um legado através da promoção do património cultural, a Vale em parceria com a Rádio Moçambique realizou no passado dia 03 de Maio, na sala de conferência do hotel Moatize, o evento de lançamento do livro “Padawa Padawa”, fruto da compilação de diversas estórias contadas por membros das comunidades locais do distrito de Moatize.

Padawa Padawa que na língua portuguesa significa “era uma vez”, é o nome dado ao programa que iniciou em 2017 com a realização de fóruns de diálogo, dos quais mais de 23 comunidades participaram.

Nesse período cerca de 13 mil pessoas beneficiaram-se de momento de aprendizado através de contos tradicionais.

O livro que contou com a realização da Rádio Moçambique – Delegação de Tete, contém 104 contos carregados de emoções.

Na ocasião o secretário permanente do distrito de Moatize, Tiago José Mária Mandere, afirmou que, “a concentração de vários contos nessa obra faz nos sentir que a cultura local está a ser valorizada e a iniciativa vem responder ao plano quinquenal do governo, na valorização da cultura”.

Um dos contadores de estórias presente no evento, da comunidade 1º de Maio, Domingos Roia, disse que, “quando recebemos esse programa, sentimos que devíamos participar para elevarmos os contos passados pelos nossos avós de modo que as estórias estejam preservadas”.

O representante da Vale Moçambique, Marco Froes, saudou o esforço de cada um dos intervenientes na organização, coordenação e publicação da obra, “regozija-nos constatar que esta obra que hoje foi lançada, para além de promover a preservação do património cultural traz consigo, várias lições que vão passar de geração em geração”.

Com está iniciativa a Vale confirma que é possível “Crescer e Evoluir Juntos” com as comunidades em particular e com a sociedade civil em geral, e que, todos juntos construímos as bases para a sustentabilidade, que é um dos orientadores estratégicos da Vale. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário