Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Macau e Portugal - Uma relação “única” e “diferente”

Portugal e Macau, que partilham história e uma relação “única”, devem manter-se unidos no sentido de aprofundar uma cooperação “especial”. Foi esta a mensagem que passou do encontro oficial entre o Presidente português e o líder da RAEM

“Para a China, Macau nunca foi uma colónia portuguesa, e para Portugal Macau era um território chinês sob administração portuguesa”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa



No final da manhã, após a visita às Ruínas de São Paulo onde teve o primeiro contacto com a população, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se à sede do Governo para o primeiro encontro oficial com as autoridades locais.

O Chefe do Executivo recebeu o Presidente português a menos de duas semanas de realizar uma visita oficial a Portugal, que incluirá deslocações a Lisboa e ao Porto, entre 11 e 19 de Maio. Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta proximidade de visitas oficiais nos dois lados espelha bem as “ligações que existem”. “É o retrato perfeito daquilo que queremos que sejam as relações entre nós”, acrescentou o Chefe de Estado.

Na intervenção inicial dirigida ao Chefe do Executivo, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a sublinhar que os laços com a China “são excelentes”, mas “há algo de mais especial no que respeita às relações entre Portugal e a Região Administrativa Especial que completa e enriquece a relação entre a China e Portugal, porque Macau é diferente”.

Uma relação “única” e diferente “mesmo antes do momento histórico de há 20 anos”, frisou, ao destacar que, “para a China, Macau nunca foi uma colónia portuguesa, e para Portugal Macau era um território chinês sob administração portuguesa”.

Por sua vez, o líder da RAEM agradeceu a oportunidade de trocar impressões com o Presidente de um país com quem espera continuar a intensificar relações. Chui Sai On, que deixará este ano o cargo de Chefe do Executivo, manifestou o desejo de que “as relações de cooperação continuem a desenvolver-se e aprofundar-se”. O Chefe do Executivo deixou ainda caminho aberto a Marcelo para deixar “opiniões e sugestões” que contribuam, portanto, para esse estreitamento.

Importa ressalvar que a comunicação social não teve acesso a todo o encontro. Terá sido, aliás, durante essa fase da reunião em que os governantes trocaram impressões sobre o desenvolvimento do ensino da língua portuguesa, tendo Chui Sai On prometido uma colaboração activa do Governo da RAEM no que se refere aos planos de expansão da Escola Portuguesa de Macau (ver página 2).

Antes de deixar o território, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a encontrar-se com o Chefe do Executivo no jantar que este lhe ofereceu, no MGM Macau. Na ocasião, Chui Sai On colocou as relações sino-lusas Portugal numa “nova etapa histórica, da qual se espera a edificação de um futuro ainda mais belo”.

O líder da RAEM estendeu ainda agradecimentos a Marcelo Rebelo de Sousa pelo “apoio e participação” de Lisboa na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”. “Tenho plena confiança de que Portugal se tornará no eixo europeu dessa iniciativa”, afirmou.

Brindando à “prosperidade e estabilidade de Portugal e Macau”, Chui Sai On prometeu trabalhar “com afinco em prol de um belo amanhã para as relações entre a China e Portugal e em prol de um belo futuro para a RAEM”. Catarina Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário