Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 27 de maio de 2019

UCCLA - Debate “As mudanças sociopolíticas em curso em Angola”



No dia 29 de maio, a partir das 18 horas, a Mercado de Letras Editores e a UCCLA, a propósito da publicação da 2.ªedição da obra “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA perante si próprio (1960-1977)” da autoria de Jean-Michel Mabeko-Tali, promovem o debate “Conversa a três” sobre o tema “As mudanças sociopolíticas em curso em Angola”, na UCCLA.

O debate, moderado por Alberto Oliveira Pinto, contará com a presença de Adolfo Maria, Manuel Videira e Jean-Michel Mabeko-Tali.

Biografia:

Jean-Michel Mabeko Tali é originário da República do Congo-Brazzaville. Após receber um ‘Baccalauréat’ em Letras e Ciências Sociais, instalou-se em Angola em 1976, onde lecionou em várias instituições de ensino médio de Luanda e do Lubango.

Em 1983, partiu para França com o objetivo de prosseguir os seus estudos universitários. Obteve a sua Licenciatura em História pela Universidade de Saint-Etienne, e um Master em Estudos Africanos conjuntamente pelo Instituto de História da Universidade Bordeaux III e pelo Instituto de Estudos Políticos - IEP - da Universidade de Bordeaux I. Em 1996, doutorou-se em História pela Universidade Paris VII-Denis Diderot. De regresso a Angola, foi Professor Associado de História no Instituto Superior de Ciências da Educação.

Desde 2002, instalou-se nos Estados Unidos da América, onde concorreu com sucesso para Professor da Universidade Howard, em Washington, DC, instituição onde, atualmente, é Professor Titular da Cátedra de História de África. Tem sido Professor Visitante em diversas universidades francesas e brasileiras. Foi membro do Comité Internacional da UNESCO para o Uso Pedagógico da História Geral de África encarregado, entre 2009 e 2017, da elaboração de manuais de História de África para todos os níveis de ensino no continente. É também membro e contribuidor da subcomissão para o Tomo III do Comité Internacional da UNESCO responsável pela redação do IX Volume da História Geral de África.

Como estudioso da História política e social de Angola e do Congo, publicou vários trabalhos, entre artigos, contribuições a obras conjuntas, prefácios e críticas de obras. Publicou uma versão inicial e parcial da presente obra sob título de Dissidências e Poder de Estado, o MPLA perante si próprio, 1962-1977, Luanda, Nzila 2001, e um estudo comparativo das transições políticas e os debates identitários em Angola e no Congo nos anos 1990-2000, sob o título Barbares et Citoyens. L’identité nationale à l’épreuve des Transitions africaines: Congo-Brazzaville, Angola. Paris, L’Harmattan, 2005. Como romancista, publicou L’Exil et l’Interdit, Paris L’Harmattan, 2001 et Le Musée de la Honte, Paris, L’Harmattan, 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário