Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Macau - Associação das Mulheres quer reforço no ensino do Português

O ensino da Língua Portuguesa no território deve ser fortalecido, considera a Associação Geral das Mulheres de Macau, alertando para a falta de manuais escolares. Para a associação, mais escolas devem oferecer essa disciplina



A vice-presidente da Associação Geral das Mulheres apelou ao reforço do ensino da Língua Portuguesa em Macau. Salientando que o Planeamento para os Próximos Dez Anos para o Desenvolvimento do Ensino Não Superior (2011-2020) previa que se desse maior importância à língua de Camões, Loi I Weng sublinhou o desejo de que esta estratégia reforce o ensino do Português, permitindo formar mais “talentos bilingues”.

A mesma responsável recordou que no território há o encontro entre as culturas ocidentais e orientais e que o Português é também uma língua oficial. É por isso que Macau assume um papel importante como plataforma de comunicação e cooperação entre a China e os países lusófonos.

Citando dados dos Censos de 2016, a dirigente associativa lamentou, porém, que o número de falantes de Português tenha vindo a descer. Pelo contrário, cresceu o número de falantes de Mandarim e de Inglês.

De acordo com o jornal “Ou Mun”, Loi I Weng referiu que muitos pais preferem que os filhos estudem Português desde pequenos, no entanto, sentem-se limitados devido à falta de manuais em Macau.

Acresce a isso que são escassas as aulas obrigatórias de Português no ensino não-superior. “Normalmente as aulas de Português são uma opção”, lamentou. Além disso, “os livros de ensino de Inglês têm maior diversificação no conteúdo”.

Para a Associação Geral das Mulheres, com o lançamento de estratégias nacionais envolvendo Macau – como “Um Centro, Uma Plataforma”, “Uma Faixa, Uma Rota”, e as Linhas Gerais da Grande Baía – os residentes estão mais activos na aprendizagem do Português, atribuindo maior importância ao estudo da língua. Viviana Chan – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário