Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Macau - Apoio de Portugal “positivo” para a formação de português

Entre promessas de uma relação mais estreita entre as duas partes, o Chefe do Executivo reconheceu a contribuição do apoio de Portugal para o ensino do português e formação turística em Macau. Por sua vez, o primeiro-ministro português apelou à cooperação judiciária e no empreendedorismo jovem



Num encontro com o Chefe do Executivo, Chui Sai On, o primeiro-ministro de Portugal mencionou a cooperação judiciária e empreendedorismo dos jovens como áreas nas quais manter “a amizade especial com Macau”, indicou o Gabinete de Comunicação Social. A par disto, António Costa apelou a mais oportunidades de desenvolvimento para os jovens dos dois territórios.

Já o Chefe do Executivo, reconheceu que o apoio de Portugal no âmbito do ensino e formação turística “será positivo” para Macau, porque “permitirá desempenhar melhor o seu papel na criação da base de formação da língua portuguesa e do turismo”, durante a participação nas iniciativas “Uma Faixa, uma Rota” e Grande Baía.

Para além disso, disse que na sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, ambas as partes irão apresentar previsões para uma futura cooperação, desejando que a colaboração bilateral atinja um nível mais elevado, nomeadamente nas áreas da educação, cultura, turismo, ciência e tecnologia, e sistema financeiro com características próprias.

António Costa destacou a importância da relação luso-chinesa, recordando as mais recentes visitas presidenciais entre os dois países, as quais obtiveram “resultados positivos” bem como “uma relação bilateral mais sólida”. E mostrou acreditar que o aperfeiçoamento da infra-estrutura regional pode “impulsionar um desenvolvimento mais próspero e um intercâmbio próximo da Grande Baía”.

Os dois líderes políticos consideraram que Macau vai continuar a desempenhar as suas funções enquanto plataforma, e “os dois territórios desenvolvem uma relação mais estreita e uma cooperação ao mais alto nível”. No encontro, concordaram ainda em impulsionar o investimento mútuo.

A nível do ensino, Chui Sai On encontrou-se com mais de 200 estudantes de Macau em Lisboa, os quais incentivou a consolidarem os seus estudos em Portugal e regressarem posteriormente ao território, para acumularem experiência e conhecimento.

Alguns dos estudantes que intervieram consideram que a aprendizagem do português e do curso de Direito “dão uma perspectiva mais ampla” e questionaram como é que o Governo vai ultrapassar as diferenças nos regimes jurídicos e fiscais envolvidos na Grande Baía. Uma tarefa que o Chefe do Executivo reconheceu que trará desafios.

Outros alunos aguardam que o Governo crie mais oportunidades e plataformas para poderem expressar as suas ideias. Apontaram como principal vantagem de estudar Direito em Portugal a possibilidade de “entrar em contacto com um sistema jurídico mais avançado, o que será favorável para o seu contributo, depois de regressarem a Macau, com a finalidade de aperfeiçoar, localizar e acelerar o ritmo da revisão das leis locais”. Observando a existência de opiniões e decisões diferentes em matéria legislativa, Chui Sai On disse que a sua prioridade deve consolidar as bases do conhecimento.

Neste evento, a Secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan, partilhou a sua experiência de estudo em Portugal, aconselhando os jovens a pensarem nas estratégias do desenvolvimento nacional em articulação com a posição de Macau, acreditando que a língua portuguesa vai desempenhar “um papel muito importante” com as oportunidades da Grande Baía. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário