Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de maio de 2019

Lusofonia - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP celebrado com várias actividades um pouco por todo o mundo



Cidade da Praia – Conferências, seminários, festivais de cinema, exposição e concursos constam das várias actividades agendadas um pouco por todo o mundo para celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, assinalado a 05 de Maio.

As acções vão ser organizadas pelo secretariado executivo da CPLP, pelos embaixadores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nas diversas capitais e acreditados junto das Organizações Internacionais, pelos observadores associados e consultivos, sociedade civil e governos nacionais.

Para esta terça-feira, 03, está prevista a realização de uma sessão solene sob o lema “A cultura e a aproximação dos povos da CPLP: realidades, desafios e perspectivas futuras”, cuja cerimónia de abertura estará a cargo do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

Durante este mês, a sede da CPLP vai receber a III conferência sobre Mobilidade Académica na CPLP: das aspirações às concretizações, ciclo de cinema na CPLP – exibição de produtos do Programa CPLP Audiovisual e de filmes doados à CPLP, lançamento do arquivo multimédia da poesia dos países da CPLP e a estreia do documentário do programa CPLP Audiovisual (2.ª edição) – DOCTV III.

A nível das iniciativas da sociedade civil, mas com o apoio institucional da CPLP, acontece ainda a 10ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), de 15 e 22 de Maio, no Fórum Lisboa, Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Instituto Cervantes e a VII Bienal de Culturas Lusófonas, promovida pela Câmara Municipal de Odivelas, de 02 a 31 deste mês.

A Fábrica de Exposições do Braço de Prata acolhe ainda o evento “Arte, Cultura e Mobilidade – Eventos Culturais para a Lusofonia”, realizado pela Nimba Art Gallery, em parceria com o Braço de Ferro, Livros e Arte, de 09 e 25 deste mês.

Para hoje, está prevista a realização do seminário a “Importância da Língua Portuguesa para as Gerações Futuras”, na Fundação Oriente, em Lisboa.

A Cidade da Praia vai receber uma banca de exposição-mostra, com informações sobre o Instituto Internacional de Língua Portuguesa e divulgação das acções levadas a cabo, e à margem da reunião do conselho científico acontece a conferência “As Variações do Português”, de 27 a 29.

Em relação às iniciativas da presidência cabo-verdiana em exercício da CPLP, o Ministério da Educação vai promover um concurso de escrita em língua portuguesa para os alunos dos estados membros, actividades de divulgação dos contos tradicionais dos países da CPLP, apresentação do áudio-livro nas escolas do ensino básico e secundário e uma exposição em comemoração à data em simultâneo em todos os países da CPLP, incluindo a diáspora e os países observadores associados.

Constam ainda do programa, actividades em Berlim, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, Paris, Vietname, Washington, Hungria, Geórgia e Chile, promovida pelos grupos CPLP (em países terceiros) pelos países Observadores Associados. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário