Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Macau - Obras de Vítor Pomar para apreciar no Clube Militar

“Ver o Mundo como Ornamento”, assim se intitula a mostra que apresenta 29 obras do pintor Vítor Pomar, integrada no ciclo “Pontes de Encontro”, bem como nas comemorações de “Junho – Mês de Portugal”. A mostra estará patente entre 29 de Maio e 7 de Julho no Clube Militar



As obras já estão no território, falta montar a exposição e que chegue o artista – Vítor Pomar. “Ver o Mundo como Ornamento” é o título da mostra que integra este ano o ciclo “Pontes de Encontro”, organizado pelo Clube Militar, bem como as comemorações de “Junho – Mês de Portugal”. À Tribuna de Macau, José Duarte, da Associação para a Promoção de Actividades Culturais (APAC) e um dos curadores, disse que a escolha recaiu em Vítor Pomar por ser um dos pintores com quem tinham contacto, mas também pela sua vasta obra, que permite realizar uma exposição individual.

“Temos procurado, ao longo destes anos, trazer sempre artistas diferentes, umas vezes em exposições colectivas outras vezes em exposições individuais. Muitas vezes o problema é haver obra suficiente disponível para fazer uma exposição individual. Neste caso ela existe em alguma dimensão e ele é um pintor de estilo muito característico”, explicou José Duarte.

Um artista “com consistência temática e de estilo”, que estará no plano do “abstraccionismo expressionista”, mas que tem também algumas experiências do que faziam os surrealistas, como é o caso do chamado desenho automático, disse o curador.

As 29 obras, de diferentes tamanhos e entre as quais se encontram, na maioria pinturas, mas também alguns desenhos, “marcam várias fases da vida do autor e têm diferentes abordagens”. Apesar disso, José Duarte afirmou que “as pessoas perceberão que existe uma característica comum” entre elas.

Duas, explicou José Duarte, são “trípticos de grande dimensão, com quatro metros de largura e dois de altura por isso acabam por se transformar em 33 unidades no total, mas são 29 obras”.

A mostra, que inaugura no dia 28, estará patente na galeria do Comendador Ho Yin, no Clube Militar, entre 29 de Maio e 7 de Julho, entre as 12:00 e as 20:00. A curadoria é feita por José Duarte e Lina Ramadas.

Vítor Pomar é filho do também pintor Júlio Pomar e vive e trabalha actualmente em Assentiz, Rio Maior. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário