Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Macau - “Arte Macau” com 31 eventos durante cinco meses


Um festival com contornos “sem precedentes” é o que se pretende alcançar com o “Arte Macau”, iniciativa que durante cinco meses apresentará 31 programas, incluindo 18 exposições e 10 espectáculos de “grande dimensão” mediante parcerias com várias instituições, entre as quais operadoras de jogo



O festival internacional de artes e cultura (“Arte Macau”) arranca a 6 de Junho e estende-se até Outubro abrangendo vários eventos artísticos, incluindo espectáculos, festivais internacionais juvenis e mostras de arte de instituições do ensino superior, detalhou o Instituto Cultural. Ao todo estão agendados 31 programas, incluindo 18 exposições e 10 espectáculos de “grande dimensão” a realizar em 33 locais do território. O principal local do festival é o Museu de Arte de Macau.

Em Abril, o festival teve como preâmbulo uma série de exposições de destaque, nomeadamente “Desenhos da Renascença Italiana do British Museum” com 52 obras de desenho da autoria de 42 mestres do Renascimento italiano dos séculos XV e XVI, a fim de dar a conhecer as transformações e inovações deste período.

Por sua vez, serão expostas 90 obras de mestres contemporâneos do espólio de colecção do Museu Nacional de Arte na China que, em conjunto, traçam o desenvolvimento da arte chinesa dos último século. Já a mostra “Reminiscências da Rota da Seda – Exposição de Relíquias Culturais da Dinastia Xia do Oeste” levantará o “véu de mistério que rodeia a história e cultura da civilização Xia Ocidental”. “Alguns dos objectos que integram esta mostra serão exibidos pela primeira vez fora de Ningxia, fazendo desta uma rara oportunidade para apreciar estes tesouros do património secular”, refere o organismo.

Uma das características do “Arte Macau” inclui a parceria com várias empresas com o objectivo de criar uma “nova marca de turismo cultural”, da qual se destaca a exposição internacional de arte, no Museu de Arte, que exibirá pintura, cerâmica, escultura, multimédia, entre outros elementos. De um modo geral, o Galaxy Entertainment Group fica a cargo da mostra “Grace Kelly”; a Melco Resorts & Entertainment da “Encontros Inesperados”, que incluirá o “invejável acervo da City of Dreams”; a MGM apresenta “Hua Yuan” e a Sands China aposta em “Tudo o que é ouro brilha” expondo mais de 90 obras de 27 ceramistas. Já a Sociedade de Jogos de Macau apresenta a mostra “Arte. Apreciação. Legado”, assente na união de esforços de vários artistas para criar sete exposições multidimensionais, e a Wynn Macau estreia “Jardim das delícias terrenas” com trabalhos de arte moderna de vários artistas de renome mundial.

Já os Consulados do Japão, Itália, Hungria e Bélgica inauguram em Julho várias exibições, nomeadamente a segunda mostra anual de artes entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Além desta e outras mostras, estão previstas seis instalações artísticas ao ar livre reunindo “obras de arte antigas e contemporâneas de artistas chineses e estrangeiros, autênticas obras-primas do património mundial que irão certamente deleitar os olhos de todos os visitantes”.

Por fim, o evento promete levar a arte aos bairros comunitários mediante concertos da Orquestra de Macau e Orquestra Chinesa, Festival Juvenil de Teatro e uma série de espectáculos e exposições alusivas aos 20 anos da RAEM. À Doca dos Pescadores chegarão a “Rota do Amor” e o Festival de Arte Urbana “Outloud 2019”. Catarina Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário