Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Unesco - A Língua Portuguesa vai ser celebrada hoje



A principal sala da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, vai ser o local da celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP que aquela organização da ONU realiza hoje, 22 de maio, entre as 16h30 e as 19h, com a presença do Secretario Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixador Francisco Ribeiro Telles, e da Secretária de Estado para os Assuntos Europeus, Embaixadora Ana Paula Zacarias.

Segundo um comunicado divulgado pela Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO, a iniciativa terá a participação da comunidade educativa de língua portuguesa daquela área metropolitana e o programa incluirá apresentações escolares, mesa redonda com humoristas e momentos musicais.

“Estão ainda previstas intervenções institucionais pelos altos representantes presentes”, refere o comunicado.

O evento está aberto à participação das comunidades dos países CPLP e de todos os outros interessados, mediante inscrição prévia online em http://bit.ly/dialinguaptunesco no limite dos lugares disponíveis.

As celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é promovida pelas delegações permanentes dos países da CPLP junto da UNESCO, em colaboração com as missões diplomáticas e consulados bilaterais dos países CPLP em Paris.

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009 e, desde então, tem sido celebrado um pouco por todo o mundo.

“A sede da UNESCO é um local particularmente apropriado, que se reveste de um especial simbolismo, pela sua missão e valores fundacionais, para festejar a língua oficial de nove países e da região de Macau (China), distribuídos por cinco continentes, valorizando a sua universalidade e a diversidade das culturas no seu seio.

A língua portuguesa é a língua mais falada no hemisfério sul e a sexta língua mais falada no mundo”, sublinha o comunicado da Delegação Permanente de Portugal.

“A reunião deste grupo de Estados – englobando cerca de 265 milhões de pessoas – consolidou uma realidade já existente, resultante da tradicional cooperação Portugal-Brasil e dos novos laços de fraternidade e cooperação que, a partir de meados da década de 1970, se alargaram às novas nações de língua oficial portuguesa”, refere ainda o comunicado.

Em 2009, a CPLP instituiu o dia 5 de Maio como dia da Língua Portuguesa e da Cultura como forma de festejar a língua oficial de nove países e da região de Macau (China), valorizando a sua universalidade e a diversidade das culturas no seu seio. A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O português é igualmente língua oficial de múltiplas organizações internacionais, nomeadamente da Organização dos Estados Americanos, da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da Associação Latino-Americana de Integração, da União de Nações Sul-Americanas, da UNESCO, da União Africana e da União Europeia.

A CPLP conta ainda com 18 países observadores associados – Geórgia, Grão-Ducado de Luxemburgo, Hungria, Japão, Principado de Andorra, Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, Argentina, Chéquia, Chile, Eslováquia, França, Ilha Maurícia, Itália, Namíbia, Uruguai, Senegal, Sérvia e Turquia. Ana Pinto - Portugal In “Mundo Português”

Programa do Dia da Língua Portuguesa na UNESCO

16h30 Abertura de portas

Animação Bateria Show

17h Intervenções institucionais de representantes da CPLP e da UNESCO

17h30 Apresentações escolares: vídeos e fotos concurso Sophia de Mello Breyner (centenário nascimento) e declamação texto Germano Almeida (último vencedor prémio Camões)

17h45 Mesa-redonda com Ricardo Araújo Pereira (autor, humorista), Fary Lopes (humorista) e Maria Fernanda Cândido (actriz, apresentadora)

18h15 Espectáculo Hip-Hop, Fado, Electrónica, com Stereossauro (músico, produtor, DJ) com Dino D´Santiago (cantor, compositor) e Chullage (rapper, produtor)

19h Encerramento

Sem comentários:

Enviar um comentário