Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 21 de maio de 2019

Lusofonia - Praia acolhe primeira edição do seminário “A CPLP em Marcha” sobre governança pública e empresarial



Cidade da Praia – O Instituto Politécnico Democracia e Desenvolvimento (IPDD) promove no próximo dia 25, na cidade da Praia, a primeira edição do seminário “A CPLP em Marcha”, um debate sobre governança pública e empresarial no espaço lusófono.

Segundo José Augusto Filho, o evento, organizado em parceria com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP), contará com a presença de actores da política, academia e governação de Cabo Verde, além de palestrantes altamente qualificados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Conforme avançou, a primeira edição, que se realiza no dia da África, foca no diálogo para a construção de uma agenda inclusiva, voltada para o desenvolvimento fundado nos valores da democracia e da liberdade, realçando que o referido evento pretende ser um “marco” no debate sobre governança pública e empresarial no espaço lusófono.

A histórica relação Europa-África que tem o Brasil como parte de um triângulo estratégico, prosseguiu a mesma fonte, será discutida num contexto de acelerada transformação das políticas domésticas dos países e de suas relações internacionais.

“O evento coloca o país no centro do debate das grandes questões dos países de língua portuguesa. Cabo Verde ocupa a presidência da CPLP até 2020, entretanto, o mais importante é o exemplo de maturidade democrática, referência para o continente africano, das instituições governativas cabo-verdianas, que proporcionam ao país mirar cada vez mais o desenvolvimento, em todas as dimensões, de suas gentes”, adiantou.

O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de Maio.

A data é considerada o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objectivo de defender e emancipar o continente africano.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário