Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de maio de 2019

Portugal - O primeiro país da zona do euro que emite dívida em moeda chinesa

O objetivo é entrar num mercado com grande liquidez



Portugal será o primeiro país da Zona do Euro a emitir dívida (Panda Bonds) em moeda chinesa após receber autorização do país, conforme confirmado pelo secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

Portugal - que já emite dívida em euros e dólares - vai emitir uma emissão a três anos de 2000 milhões de renminbi, equivalente a 260 milhões de euros. A emissão começará na próxima semana e a um custo que ainda não está fechado, embora que se espera seja superior ao que se paga em emissões em euros (cerca de -0,222%).

Embora a quantidade seja baixa, a autorização permite realizar no futuro outras de maior alcance. "O objetivo é estar num mercado de grande dimensão e com muita liquidez para assim ampliar a base de investidores", disse Mourinho Félix ao jornal Eco.

A China é o primeiro investidor extra UE em Portugal, com participações importantes em setores como a eletricidade, água, bancos, seguros ou saúde. Recentemente foi frustrada a OPA para adquirir 100% da EDP, a principal empresa de eletricidade portuguesa, onde detém uma participação de 25%.

Na última visita do presidente chinês a Portugal, em dezembro do ano passado, assinou com António Costa, primeiro-ministro português, um acordo para participar na nova “Rota da Seda”, a rede de transporte da China para a Europa, com a participação do porto de Sines. Javier del Barrio – Espanha in “El País”

Sem comentários:

Enviar um comentário