Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Macau - Plano de expansão da Escola Portuguesa de Macau deverá “arrancar este ano”

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido calorosamente pelos alunos, pais e pessoal da direcção da Escola Portuguesa de Macau – uma “grande escola”, como a descreveu e que recebeu ontem um “grande presente”: o apoio do Governo da RAEM para avançar já este ano com a construção de um novo pólo noutra zona da cidade. O Presidente português abraçou, distribuiu beijos e deixou-se fotografar nas várias dezenas de “selfies” durante a visita à instituição fundamental para o ensino do Português



É uma “grande escola”, logo, “merece um grande presente”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa partilhou a boa nova com os pais, professores, alunos e pessoal da direcção da Escola Portuguesa de Macau (EPM). “O Chefe do Executivo da RAEM hoje [ontem] deu-vos um grande presente e deu também a mim e a Portugal um grande presente: prometeu que a escola vai ser maior, vai ter um segundo pólo e que isso vai arrancar ainda este ano”, anunciou o Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha partilhado a informação durante a recepção à comunidade tendo, nessa altura, sublinhado que se trata da concretização de uma “ambição antiga”, que contará assim com a colaboração activa do Governo de Macau, como garantiu Chui Sai On. No comunicado relativo ao encontro dos dois altos cargos, o líder da RAEM reafirmou o apoio contínuo à EPM referindo que “uma equipa de trabalho do Governo, incluindo do departamento de planeamento, irá contactar a escola para discutir o futuro plano de expansão”.

Chui Sai On mostrou-se ainda convicto de que este projecto é uma “forma de consolidar o desenvolvimento da cultura e da língua portuguesa”, e também “permitirá alcançar um consenso preliminar sobre o plano a seguir”, lê-se, em comunicado.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a futura expansão da escola além de “aumentar o número de estudantes” vai permitir “melhorar o nível de ensino na divulgação da cultura e da língua portuguesa junto de mais pessoas”. Sobretudo porque está em causa um “assunto muito importante para Portugal como para os residentes de Macau”.

Não há ainda confirmação oficial do local escolhido para materializar o projecto de expansão, embora a Rádio Macau tenha apurado que o pólo será erguido nos Novos Aterros. O Jornal Tribuna de Macau tentou obter confirmação junto do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura que remeteu mais detalhes para o Chefe do Executivo. Também José Sales Marques, e Manuel Machado, ligados à Fundação da EPM e à direcção da escola, admitiram não saber mais detalhes.

Novidades à parte, a passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pela única escola com currículos semelhantes aos de Portugal resumiu-se a abraços, “selfies” e uma troca de afectos. À chegada ao ginásio – onde os alunos de diferentes ciclos promoveram a cultura e tradições luso-chinesas em várias demonstrações artísticas -, Marcelo foi recebido com palmas e sorrisos. O “Presidente dos afectos” foi isso mesmo no encontro com os alunos e alunas que gostaria de “abraçar” – não tivesse sido essa, aliás, a sua primeira palavra. “Sabem que há 45 escolas primárias e secundárias a ensinar Português em Macau? Há milhares de alunos a aprender Português em Macau, a frequentar universidades em Macau mas eu pergunto: qual é a melhor escola de Macau e do Mundo? EPM! EPM! EPM!”, exclamou o Presidente, em “coro” com os presentes.

No palco, Marcelo Rebelo de Sousa – a quem a docência e o ensino muito lhe dizem, dada a vasta carreira como professor – dirigiu-se também aos pais e alunos mostrando-se orgulhoso. “Quero dar-vos um abraço e agradecer-vos pela obra da EPM, desta escola, de gerações de professores e alunos, a obra que tem passado, presente e futuro. Portugal orgulha-se de vós. Todos os portugueses orgulham-se de vós. Viva a EPM! Viva Macau. Viva a China e Viva Portugal, o melhor país do mundo”, exclamou.

Nesta elevação do que é a Escola Portuguesa e o que ela representa na divulgação do Português, o Presidente frisou também a história e a amizade entre a China e Portugal, pouco antes de se ouvir o hino nacional, “A Portuguesa”.

“Macau, onde se encontram aqui há muitos séculos a China e Portugal e há muitos séculos construímos uma amizade, somos irmãos e vivemos aqui felizes. Se Macau merece palmas, também merece naturalmente esse grande país que é a China. Se Macau, é muito especial e a China é um grande país, o melhor país do mundo é Portugal”, sublinhou. Catarina Almeida e Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário