Um
estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que o Brasil utiliza
um terço dos 63 mil quilômetros navegáveis dos rios. Atualmente, o país utiliza
19 mil km, ou seja, 30,9% da malha hidroviária para o transporte comercial (de
cargas e passageiros). Com isso, apenas 5% da movimentação de cargas é feita
pelos rios.
De
acordo com a entidade, o Brasil dispõe de 2,3 km de vias interiores
economicamente utilizáveis para cada 1 mil km² de área, enquanto países como
China e Estados Unidos, possuem, respectivamente, 11,5 km e 4,2 km por 1 mil
km² de área. Caso o país aproveitasse todo o potencial desse modelo de
transporte, a densidade aumentaria para 7,4 km por 1 mil km² de área
Ainda
de acordo com a CNT, outro motivo é a ausência de hidrovias no país, sendo o
transporte feito devido a características naturais dos rios que facilita a
navegabilidade. O único sistema que se aproxima de uma hidrovia, de acordo com
o estudo, é o sistema Tietê-Paraná.
No
Brasil, as maiores extensões navegáveis estão localizadas nas regiões
hidrográficas Amazônica (cerca de 16 mil km) e Tocantins/Araguaia
(aproximadamente 1,4 mil km). Embora seja bastante utilizadas, elas estão longe
de atingir seu potencial de transporte.
“Em
relação ao transporte de passageiros, em 2017 (última informação disponível)
foi estimado um total de 9,8 milhões de passageiros transportados na Amazônia
(nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia). Em algumas localidades, os
rios são o principal meio de transporte, sendo cruciais para o deslocamento e o
abastecimento das comunidades ribeirinhas”, diz o estudo.
Investimentos
A
entidade aponta como causas do baixo uso da matriz fluvial entraves de
infraestrutura, a burocracia, a pouca atenção dada ao segmento nas políticas
públicas e também o reduzido volume de recursos investidos no setor ao longo
dos anos.
Segundo
o estudo, entre 2011 e 2018, os investimentos na navegação interior do país
representaram, em média, 10,6% do valor estimado nos principais planos de
governo para o setor no âmbito federal.
Ainda,
de acordo com a CNT, além do baixo investimento, o valor efetivamente aplicado
é baixo também quando comparado ao montante autorizado. Segundo o estudo,
52,9%, em média, do orçamento autorizado para a navegação interior foi
executado de 2001 a 2018.
“Na
análise dos recursos investidos em hidrovias, de 2001 a 2018, o valor máximo
foi aplicado em 2009: R$ 831,79 milhões (em valores atualizados pelo IPCA para
jun/2018). Mas, de 2009 a 2018, houve uma queda, e o investimento efetivamente
pago diminuiu quase 80%. Em 2018, chegou a R$ 173,70 milhões”, diz o estudo.
Volume de cargas
A
CNT diz, que apesar dos poucos recursos investidos, o volume de cargas
transportadas pelo modal hidroviário cresceu 34,8% entre 2010 e 2018, passando
de 75,3 milhões de toneladas para cerca de 101,5 milhões de toneladas. O
levantamento diz que o volume pode ser maior, uma vez que a Agência Nacional de
Transporte Aquático (Antaq) não contabiliza a movimentação da totalidade das
instalações portuárias.
Segundo
a CNT, o aumento na capacidade do transporte fluvial reduziria a pressão
existente sobre as rodovias, responsáveis pela maior parte do transporte de
carga no país. A medida também reduziria o custo do transporte, uma vez que um
comboio de barcaças é capaz de transportar carga equivalente ao carregado por
172 carretas, fazendo com que a estimativa de preço do frete hidroviário seja
60% menor que o rodoviário.
“O
transporte hidroviário possui grande capacidade de movimentação de carga, baixo
custo da tonelada transportada e reduzidas emissões de poluentes que, entre
outros, fazem dele um modal muito adequado à movimentação de grandes volumes de
mercadorias de baixo valor agregado (commodities) por grandes distâncias”, diz
o estudo.
De
acordo com a entidade, um modelo ideal de matriz de transporte para um país com
as dimensões do Brasil deve considerar um maior equilíbrio dos modos
disponíveis. “Só assim seria possível aumentar a eficiência e a competitividade
nas movimentações. E o transporte fluvial – em um sistema integrado – tem a
capacidade de reduzir a pressão sobre as rodovias”, diz o estudo. Luciano
Nascimento – Brasil in “Agência Brasil”
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