Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Timor-Leste - Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas dá apoio no combate à covid-19

DÍLI – O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas apoia Timor-Leste com voos semanais humanitários, a partir do Centro Logístico do PAM, sediado em Kuala Lumpur, na Malásia.

Um avião da companhia aérea da Malásia Airlines fretado pelo PAM aterrou, no passado dia 14 de junho, no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato de Díli, por volta das 10 horas. A bordo, a aeronave trazia bens humanitários e médicos assim como funcionários que apoiarão o Governo e efetuarão uma intervenção junto das comunidades no âmbito do combate à covid-19.

O Diretor do PAM em Timor-Leste, Dageng Liu, disse que cada voo seguirá com rigor o protocolo de saúde pública para prevenir uma eventual transmissão do surto do novo coronavírus.

“O objetivo é assegurar o transporte humanitário, quer de equipamentos médicos e humanitários quer de funcionários humanitários para responder com sucesso à pandemia global provocada pela covid-19 em Timor-Leste e em todo o mundo”, disse a dirigente, como refere a nota de imprensa, a que a Tatoli teve hoje acesso.

Desde o final do mês de janeiro, o PAM, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e comunidade internacional têm enviado bens humanitários e médicos para 121 nações, a partir de diversos centros logísticos globais e regionais, incluindo Kuala Lumpur e a cidade chinesa de Guangzhou.

Na Ásia e no Pacífico, os voos fretados pelo PAM já disponibilizaram apoio em resposta à covid-19 no Afeganistão, Bangladesh, Laos, Myanmar e Nepal, onde todos os voos internacionais estiveram suspensos desde meados de março devido à pandemia do novo coronavírus.

Recorde-se que Dageng Liu se encontrou com o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Coordenador dos Assuntos Económicos, Fidélis Manuel Leite Magalhães, para discutirem o apoio socioeconómico destinado ao Governo timorense, nomeadamente na ajuda à produção local e no combate à má nutrição existente no país.

O PAM disse mostrar-se disponível para continuar a auxiliar o Executivo timorense no que diz respeito à nutrição e às cadeias de abastecimento junto do Ministério da Saúde, Centro Logístico Nacional e do Ministério da Solidariedade Social e Inclusão. Natalino da Costa – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário