Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Macau – Projecto de excursões locais motivam forte procura

As excursões locais que têm como objectivo animar o sector do turismo geraram reacções fortes por parte dos residentes logo no primeiro dia de inscrições. Até ontem à tarde, 3135 pessoas já se tinham inscrito, entre as quais 60% querem participar em ‘tours’ ligados ao lazer



O projecto “Vamos Macau”, composto por 15 rotas destinadas aos residentes que arrancarão na próxima segunda-feira, começou ontem a aceitar inscrições. E, logo pela manhã, motivou uma forte procura, assegurou Wu Keng Kuong, presidente da Associação de Indústria Turística de Macau.

Os dados do Governo corroboram esse panorama. Segundo Inês Chan, chefe do Departamento de Licenciamento e Inspecção da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), até ontem à tarde já se tinham inscrito 3135 pessoas, entre as quais 40% inscreveram-se para as viagens na comunidade e para o roteiro que integra a instalação do “TeamLab”, que atraiu 400 pessoas.

As rotas dividem-se em duas categorias: uma ligada aos bairros e outra voltada para o lazer. Segundo uma responsável da agência de viagens EGL Tours, os residentes que consultaram a empresa demonstraram mais interesse nas excursões de lazer. A maioria prefere os fins-de-semana e dias que coincidem com feriados para interagir com os familiares através das excursões.

Segundo o “Ou Mun Tin Toi”, muitos residentes valorizam as rotas que abrem à população local espaços que, por norma, os cidadãos não conseguem conhecer tão facilmente: são os casos da ETAR e dos bastidores do espectáculo “The House of Dancing Water”. Também há quem não hesite em inscrever-se tanto em excursões comunitárias como de lazer.

Em muitas agências de viagens, os cartazes publicitários de excursões para a Europa, o Japão e a Coreia do Sul foram substituídos por outros que divulgam as excursões internas, trazendo uma nova animação a estes estabelecimentos, desertos desde o surto do COVID-19.

Ouvido pelo jornal “Ou Mun”, Wu Wai Fong, presidente da Associação de Guia Turístico de Macau, notou que estes profissionais terão de se esforçar mais, uma vez que, neste caso, os excursionistas serão residentes que podem já ter conhecimento sobre os pontos turísticos. A responsável salientou ainda que esta oportunidade contribuirá para contrariar a imagem negativa que muitos residentes costumam ter dos guias turísticos.

Por sua vez, Iun Ioc Va, director da Federação Industrial e Comercial das Ilhas de Macau, considera que será importante haver uma ligação entre o fim da primeira fase dos vales de consumo e o início da segunda fase. Como sugestão, Iun defendeu que o Governo deve permitir a integração das lojas antigas nas excursões para que possam promover os seus produtos.

Relativamente à execução concreta das excursões, Inês Chan explicou que, antes da sua realização, a DST já ouviu opiniões dos Serviços de Saúde e está preparada para adoptar medidas especiais para os guias turísticos, além da consciencialização.

“Chamamos a atenção para vários aspectos como o distanciamento, o uso de máscaras e a lavagem das mãos. Alguns roteiros têm percursos mais longos ao ar livre e outros acontecem em espaços fechados, por isso, as medidas serão adaptadas consoante a situação concreta”, afirmou a mesma responsável. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário