Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Portugal - Sabia que o Rio de Janeiro chegou a ser capital do Reino?



Ao longo de mais de 900 anos de história, Lisboa nem sempre foi a capital do Portugal.

Assim, Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo foram as cinco capitais que Portugal já teve. Pouco portugueses o saberão e as circunstâncias em que cada uma destas cidades se tornou capital são também bastante desconhecidas, exceto talvez Guimarães, a primeira capital do Condado Portucalense e do país, ainda hoje uma importante memória viva da afirmação e independência de Portugal.

Coimbra tornou-se a cidade mais importante abaixo do Rio Douro, capital de um vasto condado governado pelo moçárabe Sesnando. Com o Condado Portucalense, o conde D. Henrique e a rainha D. Teresa vieram viver para a cidade. Alguns historiadores ainda acreditam que no interior das suas muralhas terá nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal que fez dela capital do Condado, substituindo Guimarães. Esta mudança de capital para a região do Mondego foi vital para viabilizar a independência de Portugal ao nível económico, político e social.

Coimbra foi capital até 1255, sendo Lisboa a sua sucessora. No entanto, com as invasões francesas, a família real estabeleceu-se no Brasil, movendo assim a capital do reino de Portugal para o Rio de Janeiro. Alguns historiadores referem este momento da nossa história como ‘inversão metropolitana’, a governação do império ultramarino português passou a ser exercida a partir da antiga colónia portuguesa.

No século XIX, Angra do Heroísmo assume-se como o centro e alma do movimento liberal em Portugal. A cidade açoriana abraçou a causa constitucional e nela se instalou, em 1828 a Junta Provisória, em nome de Maria II de Portugal, na sequência, a cidade foi nomeada capital do reino em 1830.

Em suma Portugal já teve 5 capitais: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Laneiro e Angra do Heroísmo. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário