Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Timor-Leste - Prioridade para a segurança alimentar pede a Organização Mundial da Saúde

Díli – A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a Timor-Leste, no âmbito do Dia Mundial da Segurança Alimentar, que se celebra anualmente a 7 de junho, que desse prioridade à segurança dos alimentos.

A Autoridade de Inspeção e Fiscalização da Atividade Económica, Sanitária e Alimentar (AIFAESA), a OMS e o Ministério da Saúde realizaram no passado domingo (07/06) operações de fiscalização nos restaurantes, supermercados e mercados.

O Diretor do Departamento de Operações da AIFAESA, Gabriel da Costa, disse que a OMS sugeriu a Timor-Leste que desse atenção à segurança alimentar, que deve estar presente desde o instante da produção ao consumo.

“Celebrámos pela segunda vez o Dia Mundial da Segurança Alimentar. É, por isso, importante que efetuemos ações de divulgação de informação junto dos comerciantes e particularmente a fiscalização da segurança alimentar, nomeadamente das condições da temperatura dos frangos congelados. Caso haja cortes de eletricidade, os frangos congelados deverão ser postos à venda enquanto podem ser consumidos, o que é também válido para outros alimentos”, afirmou o responsável à Agência Tatoli, via telefone, esta segunda-feira.

Gabriel da Costa alerta ainda os vendedores que acautelem os seus produtos antes de serem vendidos, garantindo, desta forma, a saúde dos consumidores.

“Os comerciantes precisam de oferecer alimentos saudáveis para que não coloquem a vida dos consumidores em perigo, garantindo a higienização no restaurante, antes de iniciar a sua atividade económica”, concluiu. Natalino Costa – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário