Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Portugal - Universidade do Minho integra Projeto Europeu sobre Inovação em Tecnologia da Água



O Centro de Engenharia Biológica (CEB) é um centro de investigação nas áreas da biotecnologia e bioengenharia para os setores ambiental, saúde, industrial e alimentar, integrado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

O Projeto Europeu iWATERMAP conta com a colaboração da UMinho, e mais 9 parceiros de sete regiões da Europa. Os principais objetivos desta investigação é “Encontrar soluções mais sustentáveis e inteligentes para gerir com mais eficiência os sistemas de tratamento e abastecimento de água, dar nova vida a recursos criados a partir de águas residuais e identificar tecnologias avançadas para eliminar ameaças escondidas”.

O CEB está a representar a Região do Norte, pelo que tem de apresentar um Plano de Ação no qual assegura que as aprendizagens do projeto estão a ser postas em prática na região. A ideia é que os parceiros partilhem os progressos feitos no seu país e que a competitividade, o crescimento e o emprego aumente nas localidades.

Um dos projetos que foi aprovado no âmbito das parcerias regionais foi o PAMWater, uma plataforma que recorre à inteligência artificial para prever e corrigir problemas na gestão de serviços de tratamento e abastecimento de água.

Um setor que pode beneficiar com a inovação da tecnologia da água e que mais se destaca no Norte de Portugal é o Agro-alimentar; Tem um volume de negócios superior a 14,8 mil milhões de euros e emprega mais de 600 mil postos de trabalho, segundo dados do INE de 2014. In “Green Savers Sapo” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário