Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Timor-Leste – Lançada fábrica de reciclagem de lixo



Díli – O Secretário de Estado do Ambiente, Demétrio de Amaral de Carvalho, lançou oficialmente, esta sexta-feira (05/06), a primeira fábrica de reciclagem de resíduos de plástico, gerida pelas empresas Caltech e Heineken em cooperação com a Mercy Corps e outras agências de desenvolvimento. 

Demétrio de Carvalho aproveitou a oportunidade para agradecer a estas empresas a cooperação na criação desta fábrica de reciclagem.

“Hoje fiz, oficialmente, o lançamento da reciclagem de lixo. O objetivo é transformar o plástico, depois de reciclado, em materiais de construção ou noutros produtos importantes. A máquina já produziu, até à data, mais de dois mil blocos para pavimentos durante a fase experimental”, disse o governante, aos jornalistas, à margem da cerimónia de lançamento, em Beduku, Comoro – Díli.

O governante lembrou ainda que se celebra hoje o Dia Mundial do Ambiente, que este ano assenta na questão das infraestruturas ambientais.

“Em Timor-Leste, a Caltech criou uma infraestrutura essencial, que permite a reciclagem e transformação do lixo em materiais de construção. O objetivo é termos um ambiente verde, limpo e saudável”, disse.

O Secretário de Estado lembrou ainda que a Caltech é uma empresa nacional ligada à gestão de resíduos, estabelecida no país há já mais de 20 anos.

“Sabemos que o plástico, depois de reciclado, será transformado em produtos de valor, como blocos para pavimentos dos jardins e recintos de habitação, ou noutros materiais. O que nos importa é não haver plástico a poluir o ambiente”, referiu.

Segundo Demétrio Amaral, a redução do plástico não depende da Secretaria de Estado do Ambiente nem das empresas, mas da consciência de toda a comunidade.

“Um ambiente verde, limpo e saudável é da responsabilidade de todos os cidadãos, o que significa que devemos guardar o plástico que se pode tornar em dinheiro um dia”, sugeriu.

Demétrio elogiou, mais uma vez, as empresas e parceiros de desenvolvimento pelo trabalho realizado, garantindo que o Governo de Timor-Leste procurará recursos para os incentivar.

“A nossa presença neste lançamento teve como objetivo apoiar e encorajá-los. Se tivermos recursos, pretendemos incentivar a Caltech para que a sua intervenção tenha sustentabilidade e traga um maior impacto positivo para o nosso país”, afirmou.

Segundo os dados a que a Tatoli teve acesso, a Caltech e a Heineken juntamente com a Agência de Cooperação Japonesa (JICA, em inglês), Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA, em inglês), Agência de Cooperação Norte-Americana (USAID) e União Europeia, apoiaram a Mercy Corp com mais de 4 milhões dólares para a reciclagem de plástico em material de construção, como o cimento.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a política do Governo do “Plástico-Zero”.

A fábrica pretende contribuir para a diminuição de 20% de plástico em Díli, criando ainda uma economia circular na transformação de lixo como “um material com valor”.

Segundo os dados de 2015, são produzidas diariamente, em Díli, cerca de 200 toneladas de lixo. O estudo levou o Governo timorense a dar prioridade à implementação da política “plástico-zero”, através da criação de vários decretos-lei, nomeadamente o do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Com esta incineração, 20% do lixo, o correspondente a 50 toneladas, será transformado em material de construção, diminuindo, desta forma, consequências negativas para o meio ambiente e trazendo também rendimentos para os que se envolvem nesta iniciativa.

A fábrica passou já por uma fase experimental, tendo obtido bons resultados e permitido a construção de jardins e passeios na cidade.

A Caltech gere lixo como o cartão, vidro e plástico e incinera resíduos hospitalares com o objetivo de melhorar o ambiente do país. Florêncio Ximenes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário