Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 20 de junho de 2020

Timor-Leste – Sucesso na prevenção à covid-19 elogiado pela Nova Zelândia

Díli – O Embaixador da Nova Zelândia em Timor-Leste, Phillip Hewit, elogiou o Estado timorense pelo sucesso na prevenção e no combate ao novo coronavírus, pois o país está atualmente sem nenhum caso positivo.

“O objetivo do encontro com o Chefe de Estado é felicitar o Estado de Timor-Leste, uma vez que o país conseguiu combater o vírus. Peço ao Governo timorense que, embora Timor-Leste não tenha agora nenhum caso confirmado, mantenha a vigilância, visto que não se sabe quando a doença termina”, disse o diplomata aos jornalistas, após o encontro com o Presidente, Francisco Guterres ‘Lú Olo’, no Palácio Presidencial, em Aitarak Laran.

Phillip Hewit referiu ainda que, apesar de Timor-Leste e a Nova Zelândia serem duas nações com sucesso na luta contra a covid-19, “infelizmente, o Governo neozelandês registou dois novos casos confirmados”.

O diplomata garantiu igualmente que o Governo neozelandês continua a apoiar o seu homólogo timorense na luta contra o novo coronavírus.

“Desde o mês de março deste ano, o Governo da Nova Zelândia tem apoiado o Estado de Timor-Leste, com a repatriação de 17 estudantes timorenses da cidade chinesa de Wuhan. Apoiou também a instalação de tanques de água para a lavagem de mãos em organizações da sociedade civil e no Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) bem como o fornecimento de equipamentos de proteção individual ao Ministério da Saúde, à Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e às Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL)”, lembrou.

O embaixador sublinhou, de igual modo, que o Executivo da Nova Zelândia apoiará Timor-Leste na adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e na Organização Mundial do Comércio (OMC), na diversificação e promoção económica e sobretudo nas áreas da segurança, da educação infantil, do turismo, da agricultura e pescas.

Recorde-se que o Governo neozelandês concedeu um apoio a Timor-Leste de 45,17 milhões de dólares para o financiamento de programas no período entre 2018 e 2021. Cipriano Colo – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário