Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Estados Unidos da América – Grupo de comediantes luso-americanos mudam de vida e fazem furor a vender produtos portugueses

Com os espetáculos cancelados devido à pandemia de covid-19, o trio de comediantes luso-americanos ‘The Portuguese Kids‘ apostaram na sua loja "online" de produtos portugueses, cujas vendas aumentaram 300% desde o início do confinamento




“Passei de comediante a vendedor de linguiça”, disse à Lusa Derrick DeMelo, um dos elementos do grupo, que viu todos os espetáculos de 2020 cancelados devido à pandemia.

“Quando notámos que as vendas estavam a subir, em março, decidimos focar-nos nisto e promover o negócio”, afirmou o artista.

As receitas provenientes da loja permitiram ao grupo compensar o cancelamento das atividades humorísticas.

Segundo o luso-americano, que compõe o trio de comediantes com Brian Martins e Al Sardinha, “sem a ‘Shop Portuguese’ neste momento, os ‘The Portuguese Kids’ não continuariam a existir”.

“Estou muito grato, porque provavelmente sem isto teríamos de fechar portas e abrir falência”, disse.

Os produtos mais vendidos neste momento são bolos lêvedos, chouriço e linguiça e pastéis de nata congelados, sendo que o catálogo da ‘Shop Portuguese’ inclui várias outras categorias, desde ‘t-shirts’ e aventais a canecas, livros e galos de Barcelos.

Derrick DeMelo considerou que o confinamento levou as pessoas a comprarem mais produtos online e a encontrarem a loja. “Tornou-se uma tendência e não me parece que vá abrandar muito”, afirmou, sublinhando a importância de oferecerem portes gratuitos, algo que as outras lojas do mesmo segmento não fazem.

Abril e maio foram os meses com maiores subidas. A título de exemplo, DeMelo revelou que a loja está a vender cerca de 250 a 350 quilos de chouriço por mês e 100 a 200 pacotes de seis bolos lêvedos por semana.

“Não somos a Amazon e temos orgulho nisso, tudo o que vendemos é autêntico” afirmou.

“Não é comédia, mas também está no léxico do ser português. É tudo para promover Portugal como marca e o orgulho português”, garantiu.

A Califórnia e a Flórida são dois dos estados de onde a loja recebe mais encomendas, mas DeMelo explicou que há pedidos vindos de todo o lado, mesmo de locais distantes no centro-oeste do país. “É incrível ver os sítios onde os portugueses vão parar”, comentou.

No entanto, não são apenas lusodescendentes que procuram a comida e produtos típicos oferecidos pela loja: “O engraçado é que estamos a receber muitas encomendas de pessoas que não são portuguesas. Compram porque foram a Portugal, que se tornou num destino turístico tremendo”, disse o artista.

“A popularidade de Portugal está a ajudar-nos deste lado”, referiu.

O trio, originário de Massachussetts, está também a manter a ligação com a comunidade através de vídeos que são lançados todas as quintas-feiras e transmissões ao vivo às quartas e sextas. “É o melhor que podemos fazer agora pelos nossos fãs”, afirmou o comediante.

Apesar de o processo de desconfinamento estar em curso nos Estados Unidos, o regresso dos espetáculos ao vivo com público ainda é uma incógnita. “Prefiro esperar até que seja totalmente seguro fazê-lo. Talvez não seja possível durante muito tempo”, admitiu Derrick DeMelo.

Com o aumento do número de infeções em vários estados do país e a perspetiva de novas vagas no outono, a visão é cautelosa. “Não sabemos o que vai acontecer em 2021, pode demorar muito até voltarmos à estrada”.

Até isso acontecer, o foco dos comediantes estará nos vídeos e na loja online, que lançaram como um negócio à parte para promover a identidade portuguesa.

“O que começou como uma brincadeira cresceu para algo que penso que se vai manter mesmo depois de os ‘The Portuguese Kids’ desaparecerem”, considerou DeMelo. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo

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