Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 6 de junho de 2020

Guiné-Bissau - Unicef doa materiais de combate a pandemia

Bissau – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), doou hoje um lote de materiais, constituído por medicamentos, acessórios, equipamentos médicos e cinco concentradores de oxigénio ao Ministério da Saúde Pública para responder e aumentar a resposta nacional no combate a pandemia.

O donativo doado está orçado em mais 90 milhões de francos CFA e tem por base a analise da situação de saúde no país e as prioridades indicadas a respeito dos equipamentos e medicamentos essenciais à resposta da pandemia do coronavírus.

Em declarações no acto, o representante da Organização Mundial de Saúde no país, Jean Marie Kipela louvou o esforço que as autoridades nacionais estão a levar a cabo no âmbito da prevenção e tratamento do coronavírus.

Realçou que as Nações Unidas tudo deve fazer no sentido de assegurar que cada criança, mulher e homem guineense beneficie dos mais elevados cuidados de saúde.

"Todos nós precisamos seguir as recomendações das autoridades nacionais de saúde, nomeadamente no que diz respeito a lavagem frequente das mãos com água e sabão, limitação das saídas das nossas residências, o uso das máscaras em locais públicos, á observância do distanciamento físico social, assim como, o recolher obrigatório no horário definido”, frisou Jean Marie Kipela.

Aquele responsável recomenda ainda a utilização adequada dos medicamentos e equipamentos ora doados, endereçando ao povo guineense uma mensagem para terem atenção aos sintomas de coronavírus, tanto a nível pessoal como ao nível dos familiares, bairros e comunidades, e não recusar a fazer teste quando apropriado.

Para o representante da OMS, o coronavírus existe e está a infectar milhares de pessoas no mundo causando perdas de vidas humanas assim como diversas consequências socioeconómicas à escala global.

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Aleluia Lopes agradece o gesto e disse que os materiais doados são bem-vindos e ajudam a colmatar as dificuldades com que se depara o governo e em particular o Ministério de Saúde.

Para a governante, a semelhança de outras doações recebidas estes donativos vão ser encaminhadas aos destinatários da mesma forma.

Cornélia Lopes garante que os materiais recebidos serão bem aplicados. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário