Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de junho de 2020

Moçambique – Unicef recebe apoio do Japão para o combate à covid-19



O Japão enviou US$ 745,200 ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, em Moçambique, para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus. O dinheiro servirá para responder às prioridades do Plano de Resposta Nacional à Covid-19.

Acção conjunta

A representante interina do Unicef em Moçambique, Katarina Johansson, disse estar feliz com este apoio do governo japonês que ajudará a mitigar o impacto da Covid-19 nas comunidades moçambicanas e, em particular, nas crianças.

Afirmou que a crise global de saúde é também uma crise dos direitos da criança. A representante do Unicef pediu acção conjunta e imediata para que as crianças não se tornem vítimas ocultas tendo que arcar com o peso dos impactos a longo prazo.

Dados do Unicef indicam que o encerramento de escolas afectou 8,5 milhões de estudantes a todos os níveis, com 14 667 escolas pré-primárias, primárias e secundárias actualmente sem aulas.

Rumores

A contribuição do Japão será aplicada na provisão de fornecimentos para melhor Controlo de Infecções e Prevenção a cerca de 136,5 mil pessoas. O reforço da comunicação dos riscos e o envolvimento da comunidade e a monitorização dos rumores é outra área atendida a atingir 2 milhões de pessoas.

Os casos de Covid-19 em Moçambique continuam a aumentar. Até este 14 de Junho, havia 583 notificações por todas as províncias e registo de um óbito, passando para 3 óbitos no pais.

A Unicef já apoiou a formação de 126 agentes de saúde comunitários sobre a resposta à pandemia e à gestão integrada dos casos comunitários. A agência ajudou a realizar um pré-teste de um inquérito telefónico interactivo de resposta de voz (IVR) sobre a Covid-19 em conjunto com outros parceiros e está a apoiar na implementação de infraestruturas de água, saneamento e higiene em nove centros de tratamento de isolamento. Ouri Pota – Moçambique ONU News

Sem comentários:

Enviar um comentário