Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 20 de junho de 2020

Moçambique - Universidade Pedagógica de Maputo recebe equipamento digital

A Huawei-Mozambique, uma subsidiária do grupo Huawei Technologies, da China, formalizou ontem a doação de equipamento que faz parte do projecto de criação da Academia Huawei ICT no recinto da Universidade Pedagógica (UP) - Maputo.

Trata-se de uma placa conversora de fibra óptica, um comutador (switch) que possibilita a conexão de computadores em rede e um routeador (router).

Numa vídeo-conferência em que participaram o reitor daquela instituição de ensino superior, Jorge Ferrão, e o director-executivo da Huawei-Mozambique, Wu Ku, além de oficializar a oferta, a mesma serviu para apresentar o actual estágio da criação da Academia Huawei ITC, que se prevê entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021.

Falando durante a interacção, Ferrão explicou que o material vai apoiar na instalação de um laboratório de redes e capacitar e certificar estudantes e docentes da UP-Maputo, usando o currículo e as ferramentas de treinamento autorizadas da multinacional.

Além de outros itens, a parceria existente entre a UP-Maputo e a Huawei-Mozambique estabelece a formação anual de pelo menos 20 estudantes em matéria de redes, o que, para Ferrão, constitui um passo muito importante para tornar aquela instituição pedagógica num centro de referência nacional e regional em pesquisa sobre educação e formação de pós-graduação.

Reconheceu que nos últimos tempos as novas tecnologias ocupam, cada vez mais, um lugar de relevo, no mundo, e constituem um factor de vantagem competitiva para toda a instituição. Com a criação da Academia Huawei ICT, de acordo com Ferrão, a UP-Maputo vai dar um importante passo para se tornar numa universidade que utiliza os recursos digitais no caminho da concretização do Plano Tecnológico de Digitalização.

Por seu turno, Wu Ku disse que a UP-Maputo é uma das melhores instituições de ensino superior no país, pelo que há muita expectativa em cooperar na instalação da academia.

O director-executivo da Huawei-Mozambique referiu que constitui visão da Huawei prestar apoio em desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, incluindo a formação da juventude, sendo que esta é encontrada sobretudo nas instituições de ensino.

O donativo é resultado de um acordo específico assinado, em 2018, entre a Huawei-Mozambique e a UP-Maputo, bem como das relações de cooperação estabelecidas há mais de 15 anos entre ambas instituições. O equipamento vai servir para o treinamento de estudantes e técnicos no uso de tecnologias Huawei. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário