Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Macau - Dia da criança com música no Consulado-Geral de Portugal

Um concerto de música infantil foi a forma que a Casa de Portugal encontrou para assinalar o Dia Mundial da Criança. O jardim do Consulado-Geral de Portugal foi o palco do evento que superou as expectativas da organização e que, apesar do controlo de temperatura à entrada, não reflectia a actual situação pandémica

A Casa de Portugal assinalou o Dia Mundial da Criança no jardim do Consulado-Geral de Portugal. O evento incluiu um concerto da banda da associação, após um espectáculo de marionetas e animadores infantis.

Diana Soeiro, coordenadora da Casa de Portugal, salientou à Tribuna de Macau que a adesão “foi muito para lá das expectativas” da organização.

“Achámos que era uma data importante a assinalar porque a Casa de Portugal tem muitas actividades para as crianças. Portanto, fez todo o sentido, foi o momento certo” para recomeçar as actividades, canceladas e adiadas desde Janeiro, disse.

As escadas do Consulado serviram de bancada para crianças e cuidadores assistirem ao concerto que contou com convidados especiais.

“Apostámos na música porque é uma área forte da Casa de Portugal. Seria a actividade indicada para as crianças porque temos muitos discos de crianças, e este concerto representa um bocadinho cada um deles. Depois, a ideia também foi convidar os nossos alunos a participarem neste concerto”, explicou Diana Soeiro, apontando ainda o espectáculo de marionetas como uma das grandes apostas da associação.

Apesar da pandemia ter levado ao cancelamento de vários eventos no território, poucos participantes, entre crianças e adultos, usavam máscara cirúrgica. No 53º dia consecutivo sem novos casos em Macau, e também na véspera da reabertura das aulas para os alunos do 1º ao 3º ano, as famílias mostraram-se descontraídas durante o convívio.

Segundo Diana Soeiro, a organização optou “por um evento ao ar livre” por achar que “não havia condições de fazer num auditório”. Tentaram “colocar as almofadas de forma a respeitar a distância de segurança que é recomendada”, porém a mesma responsável admite ser “difícil” num evento deste tipo, assegurando apenas a medição de febre à entrada.

“É a primeira vez que estamos a fazer um concerto no jardim do Consulado, exactamente por ser um espaço amplo em que as pessoas pudessem estar dispersas, e também isto é um bocadinho a celebração do regresso à normalidade”, acrescentou.

Além do apoio institucional do Consulado, o concerto contou com o patrocínio da Fundação Macau.

Pela primeira vez a apresentação do evento foi bilingue (Português-Chinês), em resposta à crescente adesão dos falantes de Chinês às actividades infantis dinamizadas pela associação.

Prendas e concurso de fotografia

A fim de garantir a saúde e segurança das crianças dada a situação pandémica actual, a Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criança – composta pelo Instituto de Acção Social (IAS), Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça, Instituto para os Assuntos Municipais e Instituto do Desporto – não realizará as actividades comemorativas habituais. O IAS apontou que, ainda assim, organizará, em colaboração com a Associação Fotográfica de Macau, um concurso fotográfico respeitante à Convenção sobre os Direitos das Crianças cujas obras podem ser entregues a partir de hoje. Além disso, o pessoal médico e de enfermagem do Centro Hospitalar Conde de São Januário e do Hospital Kiang Wu distribuirá prendas às crianças internadas. Sofia Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário