Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Timor-Leste – Ampliação do terminal do porto de Díli quase concluído

DÍLI – O Primeiro Vogal da Autoridade Portuária de Timor-Leste (APORTIL), José Madeira, revelou que o projeto de construção para o alargamento do terminal do Porto de Díli já atingiu os 98%.

“A construção atingiu até ao momento os 98,48%. Por isso, é muito provável que as obras venham a ser finalizadas no mês de outubro e, assim, possam ser entregues ao Governo no mês de novembro deste ano”, disse o Vogal I da Aportil, José Madeira, no Porto de Díli.

O dirigente salientou que, quando as obras estiverem concluídas, o novo terminal do Porto de Díli permitirá a atracagem de cruzeiros. Em entrevista à Tatoli, José Madeira deu conta que a empresa construtora Tobishima Coorporation está a proceder à montagem do sistema de rampa móvel.

Já o consultor do Porto de Díli, Kenji Sasa, referiu que a construção do novo terminal, localizado na capital, tem como objetivo facilitar a circulação de passageiros nacionais e internacionais.

“Pretendemos neste ano efetuar um estudo sobre o sistema de servidor de redes para fazermos a monitorização no fundo do mar”, disse.

O projeto de alargamento do terminal prevê que o complexo portuário tenha 100 metros de superfície do mar, distância que visa dar condições de segurança a navios de cruzeiro com capacidade para transportar cerca de 200 passageiros.

O financiamento do projeto de construção do novo terminal está a cargo do governo japonês, com cerca de 20 milhões de dólares americanos e um milhão de dólares por parte do executivo timorense.

O novo projeto é supervisionado pelos consultores dos consórcios Ides Inc. e Japan Port Consultant Ltd. Florencio Ximenes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário