Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

UCCLA - Lançamento da obra "As Forças Armadas Angolanas. Contributos para a Edificação do Estado"




Terá lugar no dia 16 de setembro, às 18 horas, o lançamento da obra "As Forças Armadas Angolanas. Contributos para a Edificação do Estado" da autoria do Professor Doutor Luís Brás Bernardino, no auditório da UCCLA.

Com a chancela do Mercado de Letras Editores, a apresentação pública da obra, com 800 páginas, ficará a cargo do Professor Doutor Armando Marques Guedes.

«Uma obra sobre as Forças Armadas Angolanas é uma obra sobre a História de Angola… a nossa história, a história de uma luta constante pelo desenvolvimento e pela segurança de um povo. Como o livro mostra claramente, foi uma luta em que as Forças Armadas se mantiveram firmes como o bastião da identidade nacional e o pilar central do povo e do Estado angolano. Este livro é o resultado de uma tese de doutoramento única em Relações Internacionais, apresentada e defendida em Portugal. Torna-se assim numa investigação histórica e analítica do papel das Forças Armadas Angolanas como instrumento da política externa de Angola. Esta obra é também uma oportunidade ímpar para conhecer Angola e as suas Forças Armadas e para descobrirmos mais sobre nós próprios como Angolanos. Os meus sinceros parabéns ao autor.»
2019, Mário Pinto de Andrade

«[…] esta obre reveste-se de um valor acrescido porque Luís Bernardino incide a sua reflexão sobre os aspectos relativos às Arquitecturas de Paz e Segurança em África e com preponderância para as regiões onde Angola se encontra inserida. Na verdade, este livro destaca o papel que as Forças Armadas Angolanas devem e podem desempenhar no âmbito das arquitecturas de defesa e segurança projectadas em conformidade com os interesses e os desafios dos Estados da África Central e Austral.»
General Salviano de Jesus Sequeira, Ministro da Defesa de Angola

 «[…] O livro como tal, constitui uma boa referência para todos os que se preocupam com Angola e a sua segurança e, especialmente, para os académicos angolanos, quer em Ciência Política, relações Internacionais, História, Estratégia, Geopolítica e Geoestratégia e outras disciplinas que nos ajudam a compreender a política externa e é, além disso, um contributo essencial para um trabalho futuro de aprofundamento… pois a História de Angola constrói-se em cada dia.»
General José Luís Caetano Higino de Sousa, Director-Geral dos Serviços de Inteligência Externa de Angola

Biografia:

Luís Brás Bernardino - Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar (Lisboa) serviu ao longo dos 32 anos da sua carreira militar em diversas unidades e estabelecimentos militares, tendo desempenhado missões em Timor-Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Somália e Mali. Atualmente encontra-se colocado na NATO Joint Force Command Brunssum, na Holanda. Habilitado com o Curso de Estado-Maior é Mestre de Estratégia e Doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador no Centro de Estudos Internacionais no Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL).

Morada:

Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Sem comentários:

Enviar um comentário