Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Macau – Associação “Somos” une histórias lusófonas

Marta Pereira, jornalista e produtora na TDM-Rádio Macau, define a “Somos”, a Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (ACLP) como a continuação da ideia original de “unir em plataforma as histórias de pessoas de língua portuguesa espalhadas pelo mundo”



Ao Jornal Tribuna de Macau, Marta Pereira conta como o projecto de divulgação da lusofonia se construiu a partir de uma ideia original que tinha em Portugal relacionada com a diáspora portuguesa. Chegada a Macau surgiu a "Somos" (ACLP), em colaboração com mais oito elementos, e a diáspora portuguesa ficou numa gaveta aberta. A importância que a lusofonia tem no território transformou-se e reflectiu-se no projecto que passou “a unir em plataforma as histórias de pessoas de língua portuguesa espalhadas pelo mundo”.

Estas histórias ficam depois patentes no website e no facebook da “Somos”, assim como as actividades culturais, turísticas e uma espécie de jornalismo de proximidade que resulta da divulgação de toda esta informação espalhada pelo mundo dos falantes de língua portuguesa. Segundo Marta Pereira o que mais lhes interessa são os investimentos na pessoa humana.

A “Somos” integra oito elementos que, para além de Marta Pereira são: Olga Pereira, Fernando Ferreira, José Manuel Simões, Natacha Fidalgo, Bruno Camacho da Côrte, José Salgueiro e Valéria Carvalho. Uma equipa pluridisciplinar que trabalha em coesão “lusófona”.

E porquê a palavra “Somos”? Marta responde rapidamente “porque não existimos de forma individual. A palavra ‘somos’, na linguística é um políndromo, ou seja é um vocábulo que se lê da mesma forma da direita para a esquerda e vice-versa. Pode ler-se nos dois sentidos. Somos o princípio e o fim”.

A Associação de Comunicação em Língua Portuguesa é o produto final de um projecto de vontades que pretende integrar “todos os países falantes de língua portuguesa e abordar a lusofonia partindo de diferentes perspectivas e através de meios diferentes. A Somos – ACLP empenhou-se na promoção de literatura, arte, fotografia, cultura, sociedade e turismo, acções ligadas por um denominador comum, a língua portuguesa”.

A associação conta também com a colaboração de diversos parceiros, desde jornalistas, escritores, professores, artistas, entidades e instituições que têm trabalhado diversos vectores da lusofonia nos quais a “Somos” considera que ainda há muito trabalho a fazer nessas áreas como, por exemplo, na cultura e algumas questões sociais. Neste âmbito, regista Marta Pereira, a associação pretende “aprofundar o conhecimento da lusofonia na abordagem livre à literatura, arte, cultura, sociedade ou turismo, através de materiais próprios como filmes, livros, publicações, concursos, seminários, eventos artísticos, sociais e culturais, tanto a nível local como regional e internacional”.

A presidente da “Somos” prossegue contando que: “Para Dezembro preparamos já o lançamento do Segundo Concurso de Fotografia ‘Somos Imagens da Lusofonia – 2019’, direccionado para países de língua portuguesa, e em Janeiro está também programada a vinda de uma banda e grupo de dança de Moçambique, que assegurará um workshop, de 16 a 18 de Janeiro, na Escola Portuguesa de Macau (aberto a toda a população) e a 19 de Janeiro fará um espectáculo na Taipa, neste momento não podemos adiantar muito mais. Mas há ainda outras iniciativas que queremos fazer, ligadas à literatura da China, de Macau e dos países da CPLP assim como uma acção pontual na área da música e da comunicação”.

Marta Pereira diz que “que existem pontualmente apoios financeiros, por exemplo do Instituto Cultural, que nos permitiu organizar o primeiro concurso de fotografia Somos Imagens. Que sem o apoio do IC não teria sido possível realizá-lo.”

A fundadora da “Somos” reside e trabalha no território há quatro anos como produtora e jornalista na Rádio Macau, e em Portugal, tem de fazer todos este contactos com os países da lusofonia depois do horário laboral, o que a “obriga muitas vezes a longas horas nocturnas ao telefone, com pessoas dos países de língua portuguesa por via de fusos horários difíceis”, por assim dizer.

E frisa que em Macau, “colocamos no sítio da ‘Somos’ muitas notícias dos vários países e também de Macau. Publicamos às vezes os jornais do território citando, claro, a origem e as fontes. Temos uma relação saudável com os jornais de Macau”. Ana Cruz – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário