Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Timor-Leste – Cinco estudantes participaram em competição de matemática na Malásia



DÍLI — Cinco estudantes timorenses provenientes de quatro escolas de Díli – Escola Secundária Geral (ESG) de São Pedro, ESG de 4 Setembro UNAMET, Escola de Hospitalidade e Turismo, em Becora, e ESG de Canossa – participaram numa competição internacional sobre Ciências e Matemática que teve lugar no passado dia 21 de setembro, na Malásia.

Fizeram parte deste lote os estudantes Lucrécia Araújo dos Reis, Celina Maria Vandashiva Tilman, Verónica Dias Monteiro, Marlina Marques Cabral e Alberto Salomão dos Santos.

A Ministra da Educação, Juventude e Desporto (MEJD), Dulce de Jesus Soares, considerou que os estudantes que participaram nesta competição internacional de Ciências e Matemática serão futuros cientistas.

Segunda a ministra, a oportunidade que foi dada a estes cinco alunos, que puderam  demonstrar todas as suas competências em matéria de Ciências e Matemática, servirá de referência para todos os estudantes, destacando o nome do Estado timorense.

O objetivo da deslocação desta comitiva, composta por estudantes, é competir com outros participantes, provenientes de 120 estabelecimentos de ensino de todo o mundo.

A participação dos alunos timorenses nesta competição deve-se ao facto de Timor-Leste se ter tornado membro ativo da SEAMEO (Southeast Asian Ministers of Education Organization, em inglês) e possuir uma quota ativa no Centro de Matemática e Línguas.

“Temos de estar todos orgulhosos, como cidadãos timorenses, por as nossas filhas e os nossos estudantes demonstrarem as suas competências, competindo num evento internacional, onde marcaram presença 120 escolas de todo o mundo”, disse a ministra, Dulce de Jesus, em declarações aos jornalistas, no MEJD, em Vila Verde.

A ministra recordou que esta competição se realizou pela segunda vez, tendo participado 11 países, o equivalente a 280 escolas espalhadas pelo mundo inteiro. “Os nossos cinco alunos deslocaram-se à Malásia para competirem juntamente com 120 escolas selecionadas para as meias-finais”, informou.

Segundo a governante, a prestação destes alunos serve de motivação para que todos os estudantes timorenses sigam o mesmo exemplo.

Lucrécia Araújo dos Reis, uma das participantes, manifestou, entretanto, o seu orgulho por representar as cores do seu país nesta competição internacional, na Malásia. Sugeriu, no entanto, ao MEJD que desse também oportunidade a que escolas de diferentes municípios participassem nas próximas edições.

“Estou muito contente por levar o nome de Timor-Leste além-fronteiras, participando nesta competição internacional tão prestigiada. Estarei, no entanto, mais satisfeita se o Governo der também oportunidade aos colegas estudantes de escolas de outros municípios”, afirmou.

O tema central desta competição incide nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pelo que cabe a cada escola apresentar projetos implementados associados aos ODS.

“Da nossa parte, Timor-Leste, criou um jardim escolar, utilizando para o efeito materiais a partir do lixo reciclado”, contou.

Lucrécia Araújo dos Reis, estudante da ESG São Pedro de Comoro, destacou ainda a importância de todos se empenharem para adquirirem mais conhecimento e novas competências, visto que “o mundo está atualmente muito competitivo em qualquer área”.

Segundo fontes do MEJD, a seleção dos estudantes timorenses esteve a cargo da ASTI (Association Science Technology of Innovation, em inglês).

O Coordenador da ASTI, Charles F. Guterres, informou, por seu turno, que o procedimento relativo à seleção dos candidatos incidiu apenas em quatro estabelecimentos de ensino, todos localizados em Díli, alegando que não foi possível alargar a outros municípios por falta de tempo.

“A seleção recaiu nestes cinco estudantes. Deverão, no entanto, possuir um bom rendimento escolar, incluindo o domínio da língua inglesa”, salientou o coordenador aos jornalistas, nesta segunda, no MEJD, Vila Verde, em Díli.

De acordo com Charles F. Guterres, a seleção arrancou em início de fevereiro deste ano, tendo em maio sido enviada a proposta para ser submetida a avaliação.  Já a 21 de agosto, a ASTI submeteu o relatório final para a Malásia a fim de a aprovação estar consumada.

“Timor-Leste competiu juntamente com mais de 120 países, no dia 21 de setembro, para então serem apurados os candidatos para a grande final, na Malásia”, disse. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário