Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 29 de setembro de 2019

Cabo Verde – Parceria na área da Medicina Tradicional Chinesa com a China e Macau


Cabo Verde está empenhado no investimento na área da Medicina Tradicional Chinesa e a RAEM tem-se afigurado como um apoio ao desenvolvimento deste sector através do Parque Científico e Industrial em Hengqin. Em entrevista ao Jornal Tribuna de Macau, o Ministro da Saúde e Segurança Social do país africano assegurou que irão continuar a ser dados passos “seguros” para uma parceria “mutuamente vantajosa” entre Cabo Verde, a China e Macau

O Ministro da Saúde e Segurança Social Cabo Verde veio à RAEM para participar no Fórum de Cooperação Internacional de Medicina Tradicional 2019 da China (Macau), uma das áreas que o país pretende desenvolver.

“Este ano tive o gosto de vir [ao Fórum] na medida em que estamos a começar a implementar um projecto de medicina tradicional chinesa em Cabo Verde, em conjunto com o Parque Científico e Industrial de Macau. Nesse sentido, temos todo o interesse, por um lado, em aprofundar o que já é o nosso conhecimento da medicina tradicional, mas também de conversar e reunir com as entidades não só do Parque, mas também aqui de Macau”, frisou Arlindo Nascimento do Rosário em entrevista ao Jornal Tribuna de Macau.

Questionado sobre a importância de Macau no contacto com a China, o governante frisou que o território “serve de facto como plataforma entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa e é nessa base que, com Macau, podemos desenvolver projectos com a China, mas também de ligação directa entre a RAEM e Cabo Verde”. “É nessa linha que entra Macau”.

Ao mesmo tempo, através do Parque Industrial, Macau “tem sido um dos motores para o desenvolvimento” da Medicina Tradicional Chinesa no país.

“Estamos no bom caminho. Acredito que, com toda a abertura que tem havido da parte das entidades governamentais de Macau e da China, iremos continuar a dar passos que queremos que sejam seguros para que seja uma parceria mutuamente vantajosa entre Cabo Verde, a China e Macau”, destacou.

Arlindo Nascimento do Rosário fez questão ainda de mencionar que Macau inaugurou recentemente a Licenciatura em Medicina na Universidade de Ciência e Tecnologia que conta com uma estudante de Cabo Verde.

No entanto, a relação com a China não fica por aqui. “Temos uma relação muito forte com a China como um todo em várias áreas, por exemplo, também a questão da segurança das cidades e da videovigilância”.

Arlindo Nascimento do Rosário voltou ainda a falar da intenção de criar um centro africano de Medicina Tradicional Chinesa. “Cabo Verde, pela sua posição geoestratégica e estabilidade política, é um país que oferece óptimas condições. É nesse sentido que mostrámos a nossa disponibilidade para trabalhar na eventual possibilidade de se instalar um centro de medicina tradicional. É uma proposta que ainda terá de ser aprofundada, discutida e aprovada pelas partes”, disse.

A cooperação com a China na área da saúde envolve também infra-estruturas. “A China desde há muitos anos tem enviado equipas médicas, sobretudo na área da cirurgia, ginecologia, obstetrícia para Cabo Verde, mas também ajuda nas infra-estruturas, na construção de um bloco moderno pediátrico de um dos principais hospitais de Cabo Verde”, explicou Arlindo Nascimento do Rosário. “Digamos que tem sido uma cooperação muito forte no que diz respeito às infra-estruturas, recursos humanos, e é algo que queremos aprofundar cada vez mais” sem perder de vista as necessidades da medicina convencional.

Relativamente ao que Cabo Verde oferece no âmbito desta cooperação, Arlindo Nascimento do Rosário indicou que a relação com a China não se baseia no “eu dou-te isto e tu dás-me aquilo”. “Tem sido uma relação baseada naquilo que a China propõe como país que tem vindo a desenvolver-se. Acho que está dentro da sua política apoiar e ajudar os países com maiores dificuldades. É evidente que se pergunta o que é que Cabo Verde, um país tão pequeno, pode dar”, admitiu.

Porém, destaca: “somos um país pequeno, evidentemente, mas oferecemos à China a possibilidade de desenvolver outras relações e de mostrar ao mundo que há outros interesses que não são apenas em termos económicos”.

Sistema de saúde universal

Outra vertente em que o governo de Cabo Verde tem trabalhado tem a ver com melhorar o índice de cobertura do sistema de saúde, actualmente em 63%. “Cabo Verde tem dado passos importantes ao nível da cobertura universal. Entendemos essa questão não só como a qualidade de acesso mas a universalidade e facilidade de acesso. Cabo Verde tem um sistema de saúde com uma rede de infra-estruturas muito importantes distribuídas em todas as ilhas. Estamos a aumentar também a prestação de cuidados em termos de trabalhadores”, salientou.

Além disso, apontou Arlindo Nascimento do Rosário, o serviço nacional de saúde em Cabo Verde é “tendencialmente gratuito”. “Ninguém fica sem cuidado por questões económicas”, assegurou. De qualquer modo, há problemas a resolver. “Temos de continuar a aumentar o número de trabalhadores, o rácio de médicos por habitante, de enfermeiros por habitante. Também precisamos de continuar a consolidar a resposta às situações que ainda carecem de evacuação, como cancros”, reconheceu.

“Estamos num país que está a passar por um processo de transição. Com o aumento da esperança média de vida, também o volume de doenças tem tendência a aumentar, não só do foro oncológico mas cardiovascular, metabólico como a diabetes. Tudo isso traz desafios importantes que estamos a enfrentar”, sublinhou Arlindo Nascimento do Rosário.

No âmbito da ampliação da cobertura do sistema nacional de saúde, o principal desafio tem a ver com a própria condição do país. “Cabo Verde é um país constituído por ilhas que tem desafios importantes. Não conseguimos ter hospitais em todas as ilhas. Temos um serviço diferenciado de prestação de cuidados, com a sua complexidade, que termina nos dois hospitais centrais. Um grande desafio porque é resultante da própria condição arquipelágica de Cabo Verde são as evacuações inter-ilhas”.

Outra questão premente está relacionada com as doenças crónicas como insuficiências renais terminais e situações de hemodiálise. “O nosso grande desafio são as doenças crónicas que têm vindo a aumentar”.

Arlindo Nascimento do Rosário pretende também desenvolver a indústria farmacêutica ligada à produção de medicamentos convencionais, não só para abastecimento da demanda interna mas também “como forma de expandir para outros países”. “Existe um mercado potencial que poderá ser explorado”, defendeu. Inês Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário