Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 10 de setembro de 2019

UCCLA - Música da Galiza Concerto dos Anaquiños da Terra

Recrear a música e a cultura galega vai ser o objetivo principal da atuação ao vivo do Grupo Anaquiños da Terra - Gaiteiros da Xuventude de Galicia - que irão abrilhantar a tarde do dia 12 de setembro, nos jardins da UCCLA.

De recordar que os Anaquiños da Terra atuaram no Mercado da Língua Portuguesa em Cascais, no dia 4 de maio - num evento organizado pela UCCLA e a Câmara Municipal de Cascais - onde o público dançou ao som da gaita-de-foles, recreando “pedacinhos da nossa terra” que traduz o nome do grupo.

Os bilhetes têm o valor de 6€ e poderão ser adquiridos nos seguintes locais:

- Sede Social da Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa

Rua Júlio de Andrade, n.º 3, em Lisboa

- Sede da UCCLA

Avenida da Índia, n.º 110, em Lisboa



Biografia:

O Grupo Anaquiños da Terra foi criado em janeiro de 1955, no seio da Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa, com o objetivo de recrear os cantares, a música e as danças tradicionais Galegas. Desde a sua fundação, foram várias as atuações do grupo e nos mais diversos locais: Embaixada de Espanha em Lisboa, casinos, festivais de folclore, televisão Portuguesa e Galega, instituições de solidariedade social, entre outras.

Os “Anaquiños da Terra” - “pedacinhos da nossa terra” - pretende ser o intérprete dos anacos culturais e expressivos da cultura Galega.

Os cantares são essencialmente femininos e acompanhados por instrumentos tradicionais, tais como: a pandeireta, as conchas, as pinhas, o tambor, o bombo, o pandeiro, a zanfona (instrumento de cordas medieval), a gaita-de-foles, entre outros.

Atualmente o responsável artístico do grupo é o gaiteiro Paulo Tato Marinho.

Morada:
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Sem comentários:

Enviar um comentário