Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Macau - Na semana cultural da China e Países lusófonos o Brasil é o “convidado de honra”

A edição deste ano da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa integra o festival de cinema brasileiro na China, que passa pela primeira vez por Macau. Além disso, a mostra de teatro realizar-se-á após a semana de 12 a 18 de Outubro: uma estratégia da organização de forma a atrair mais visitantes



A 11ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa decorrerá entre 12 e 18 de Outubro, tendo, este ano o Brasil como “convidado de honra”, indicou ontem o secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Rodrigo Brum, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, acrescentando que nas próximas edições se seguirão outros países.

O festival de cinema brasileiro, que decorrerá simultaneamente noutros pontos da China, integra, desta feita, Macau na sua rota e irá prolongar-se até 9 de Novembro.

A par disso – e à semelhança do ano passado – os focos artísticos são os mesmos: música, dança, artes plásticas, teatro, artesanato e gastronomia. A iniciativa tem um orçamento de cerca de nove milhões de patacas, avançou a coordenadora do Gabinete de Apoio, Teresa Mok, sendo que cobre os custos com os artistas, logística, locais e divulgação do evento.

Destaque para os artistas que viajam de Portugal – a banda “Anaquim”, originária de Coimbra, que em 2018 lançou o seu quarto álbum de originais, a artesã Andreia Marques que trabalha com técnicas ancestrais de tecelagem, bem como o colectivo artístico Primeira Pedra, fundado em 2018.

O campo da música e dança faz-se ainda de nomes vindos de Angola (Lino Cerqueira Fialho), Brasil (DJ Dolores), Cabo Verde (DJODJE), China (Circo de Acrobacias da Província de Hebei), Guiné-Bissau (Josó Manuel, Karina Gomes, Miss Bity e Eric Daro), Moçambique (Grupo RM), São Tomé e Príncipe (LEGUELÁ) e Timor-Leste (Voz of Crocodile).

No que respeita ao teatro, destaque também para o grupo local independente Associação de Representação Teatral Hiu Kok, fundada em 1975. A mostra de teatro será deslocada para a semana seguinte ao evento, ou seja, decorrerá entre 22 e 27 de Outubro no edifício do antigo tribunal. Trata-se de uma estratégia da organização, pois nos anos anteriores a adesão não foi a desejável “tanto pela falta de divulgação como também por ocorrer simultaneamente a outros eventos”, explicou Rodrigo Brum.

“Horizontes deslizantes” e “Outros olhares” são as mostras do brasileiro Rodrigo Braga e do guineense António Ferreira Seguy, mais conhecido por CHIPI, que completam a exposição de artes plásticas na Doca dos Pescadores. Simultaneamente, vinte jovens artistas locais recordam os 20 anos da RAEM “na poesia e amor únicos de pinturas inscritas na pluralidade dos temas, das formas, dos próprios artistas” numa exposição que estará patente na residência Consular de Portugal em Macau.

Como não podia deixar de ser, a gastronomia também faz parte da iniciativa com vários chefes dos países de língua portuguesa e Macau a integrarem a actividade “Sabores do Mundo”. Serão ainda criados grupos de workshop de culinária no Instituto de Formação Turística e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário