Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Luxemburgo – Transportes públicos gratuitos esta semana e a partir de março 2020



Os transportes públicos (autocarro, comboio e eléctrico) estão a ser gratuitos desde o dia 16, até domingo, dia 22 de setembro, no Luxemburgo, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

De acordo com o ministro da Mobilidade, François Bausch, a gratuitidade durante uma semana abrange todos os transportes públicos nacionais (RGTR, AVL, CFL, TICE e Luxtram).

No Luxemburgo, que aderiu à Semana Europeia da Mobilidade em 2005, há várias iniciativas agendadas ao longo da semana.

Em 2018, aderiram à iniciativa 2792 cidades europeias, sendo que 33 delas eram luxemburguesas. Este ano, 36 cidades luxemburguesas têm os seus projectos para assinalar a iniciativa.

O objectivo da campanha é consciencializar para a mobilidade sustentável e melhorar a saúde e a qualidade de vida dos habitantes.

Para isso, as entidades locais incentivam o uso dos transportes públicos e sustentáveis, convidando os seus cidadãos a tentarem encontrar alternativas ao carro.



Recorde-se que a partir do dia 01 de março de 2020 os transportes públicos serão gratuitos no Luxemburgo, sendo o primeiro país do mundo a oferecer a gratuitidade total dos transportes públicos à população.

A medida foi uma das promessas eleitorais da coligação DP/LSAP e Déi Gréng e foi inscrita no programa do actual Governo. In “Lux24” - Luxemburgo



Sem comentários:

Enviar um comentário