Os
alunos de Macau são os segundos melhores na literacia em matemática, os
terceiros melhores em ciência e os sétimos em leitura, indicam os resultados do
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) do ano passado, revelados
ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O
segundo lugar dos alunos de Macau na literacia em matemática é o melhor registo
de sempre alcançado pelos estudantes da região. Segundo a avaliação, os alunos
de Macau tiveram um resultado de 552 a matemática, apenas ultrapassados pelos
estudantes de Singapura, que conseguiram um resultado de 572. A média da OCDE é
de 472 pontos. Ainda na área da matemática, os alunos de Taiwan ficaram em
terceiro lugar, enquanto os alunos de Hong Kong ficaram em quarto. O Japão
fecha o top-5 dos resultados a matemática.
Em
ciência, os alunos de Macau conseguiram 543 pontos, ficando abaixo de
Singapura, com 561, e do Japão, com 547. A média da OCDE neste caso é de 485
pontos.
Já
no que toca à leitura, Macau conseguiu 510 pontos. Nesta disciplina, os alunos
de Singapura ficaram novamente em primeiro lugar, com 543 pontos. Irlanda
(516), Japão (516), Coreia (515), Taiwan (515) e Estónia (511) foram os outros
países e regiões que ficaram à frente de Macau. A média da OCDE no que toca à
leitura é 476.
Além
disso, a OCDE destacou que entre os países ou economias de alto desempenho,
Macau é a região em que o desempenho em literacia em matemática está menos
dependente do contexto socioeconómico e cultural dos alunos.
Por
outro lado, Macau não acompanhou a tendência de decréscimo do desempenho médio
dos alunos durante a pandemia, como aconteceu com a maioria dos países ou
economias que participam no estudo. “A OCDE reconhece que o sistema de educação
básica de Macau demonstrou resiliência e adaptabilidade durante a pandemia de
COVID-19. As escolas de Macau garantiram que os alunos continuassem a receber
uma educação de qualidade mesmo na adversidade e mantivessem um desempenho
excepcional”, lê-se num comunicado divulgado pela Direcção dos Serviços de
Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), que acrescenta que “a OCDE
acredita que o investimento e o apoio do Governo de Macau na educação foram
cruciais para o sucesso do sistema educativo de Macau no PISA 2022”.
A
DSEDJ assinala ainda que, “ao longo das últimas duas décadas, Macau melhorou
constantemente o seu desempenho nas três literacias, servindo como modelo de
excelência e equidade, sendo um dos poucos sistemas educativos a nível mundial
que foram minimamente afectados pela pandemia”.
O
PISA é um estudo internacional, coordenado pela OCDE, que visa avaliar
globalmente a preparação dos alunos do ensino secundário, com a idade de 15
anos, para enfrentarem desafios e oportunidades na vida real. O PISA funciona
num ciclo de três anos e foca-se nas competências e capacidades que uma pessoa
moderna deve possuir, compreendendo, principalmente, as áreas de leitura,
matemática e ciência. O foco da avaliação do PISA 2022 foi a literacia em
matemática. Participaram nesta avaliação um total de 690 mil alunos do ensino
secundário, provenientes de 81 países e economias. André Vinagre – Macau in “Ponto
Final”
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