I
O diplomata Alberto da Costa e Silva,
nascido na cidade de São Paulo em 1931, um dos mais importantes intelectuais
brasileiros contemporâneos e historiador especialista na cultura e na história
da África, membro da Academia Brasileira de Letras e seu presidente de 2002 a 2003, sempre foi,
sobretudo, um poeta extremamente lírico, como poucos na história da Literatura
Brasileira. E de um lirismo que sempre
esteve umbilicalmente ligado à infância que viveu e que, provavelmente,
gostaria que tivesse sido outra, como ele próprio admitiu em entrevista a Harold
Alvarado Tenório publicada no jornal La Prensa ,
de Bogotá, em janeiro de 1994, à época em que mal havia cumprido sua missão
como embaixador do Brasil na Colômbia: "Yo
creo que esta tentativa permanente que hago para rehacer el tiempo de mi niñez
está ligada a un profundo deseo de haberla vivido de otra manera".
Eis um exemplo desse lirismo que vem
de longe, mais especificamente de Livro
de Linhagem, conjunto de poemas escritos entre 1963 e 1965, que só saiu à
luz no Brasil em 2010 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, mas que foi
publicado em Portugal e distribuído aos amigos como uma lembrança do Natal de
1966:
Rente à terra, o meu céu,
qual
rês ajoelhada,
menino a vigiar, de bruços, a
arapuca
e as aves que alçam vôo das crinas
dos cavalos,
mão que toca outra mão,
ou muro esfarinhado
que desce com o calangro e onde o sol
faz abrir a plumagem.
(Fui menino demais e sofri
como os outros,
os que levam, descalços,
seus burricos com água,
pouca esperança, farinha,
rapadura e a tarde,
com tudo o que volta
– os bezerros,
os focinhos molhados dos
bois
E os lacrimosos carneiros.)
II
Os trechos acima compõem o
poema “Um sobrado, em Viçosa” que evoca parte da infância do poeta vivida no
município de Viçosa, no Ceará, na divisa com o Piauí, terra inicialmente habitada por índios tabajaras. Viçosa, antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus, foi
desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os
franceses, vindos do Maranhão entre 1590
e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa,
quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará. Os demais poemas do livro evocam Amarante,
no Piauí, cidade onde nasceu o pai de Alberto, o também poeta (Antônio
Francisco) Da Costa e Silva (1885-1950), e Sobral, cidade do Ceará. O livro é
concluído por “Sonetos rurais”, que igualmente evocam paisagens e cheiros que o
poeta viu e viveu quando menino, em andanças com a família pelo Nordeste.
Como escreveu o também
poeta e diplomata Izacyl Guimarães Ferreira, em brilhante e denso ensaio que está
na revista digital Agulha, Livro de linhagem é um corajoso corte
entre a direta clareza dos poemas dos 20 anos e a claridade madura dos poemas
seguintes. “Chega a ser obscuro aqui e ali, por cifrado o recordar de
antepassados, quase uma narrativa de acontecimentos apenas esboçados, uma
evocação de estranha e incomum beleza", diz.
Conta Ferreira, que Da
Costa e Silva, pai, sofreu de depressão profunda, aí por volta da década de
1940, refugiando-se num silêncio profundo, o que levou o seu filho Alberto assumir-se
como responsável por seus cuidados até os seus últimos dias. Diante do silêncio
paterno, Alberto sentiu-se como um órfão antes de sê-lo. “É desta relação que
nasce a matéria poética de Alberto da Costa e Silva”, diz Ferreira.
III
De fato, a partir de Livro de Linhagem, a obra poética de
Costa e Silva assume-se como proustiana, baseada em sua experiência pessoal de
vida, em busca do tempo perdido, mais especificamente da infância perdida. Poemas reunidos (Rio de Janeiro, Nova
Fronteira, 2000), prêmio Jabuti, por exemplo, está estruturado justamente em
faixas etárias: poemas dos vinte, dos trinta, dos quarenta, dos cinquenta e
sessenta anos. Segundo o poeta Fabrício Carpinejar, a espacialização da
antologia demonstra a circularidade do tempo, a linha de convivência simultânea
e harmoniosa (ainda que difícil e dolorida) do menino-pai-avô. “Eles conversam
ao mesmo tempo em todos os quadrantes, em diferentes perspectivas”, observa.
Em Livro de Linhagem, no poema “Paisagem de Amarante”, que abre o
livro, sente-se o horizonte nordestino, em meio ao ambiente agreste que ainda
resiste com um instante de verdor à inclemência de um tempo árido. E não só,
porque emoldurado por uma figura de mulher:
E fomos
para onde a relva era ainda de um verde
acastanhado e havia babaçus e um
regato
magro como os bois que levávamos,
onde
o florido algodão depois plantámos.
Ela vinha
e não usava bandós, nem tranças de
sereia
dessas gravuras de mau talho,
que recebemos de longe,
de Lisboa talvez. Também não tinha
a blusa de unicórnios e de
heráldicas feras,
nem rosas e corações no vermelho do
linho.
Trazia um pássaro
inventado
no lábio inferior.
Sem saias e anáguas,
pintada de vermelho e jenipapo
andava como a nhambuzinha,
apressada e sensível (....).
Por tudo isso, este é um
livro, ainda que breve, indispensável na bagagem de todo cultivador de poesia
de boa qualidade.
IV
Alberto da Costa e Silva
estreou em 1953 com O parque e outros
poemas. Publicou depois sete livros de poesia. Publicou dois volumes de
memórias, Espelho do Príncipe (1994)
e Invenção do desenho (2007) e, como
ensaísta, O pardal na janela (2002) e
Das mãos do oleiro (2005), que traz a
apresentação que fez para Gonzaga, um
poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), deste
articulista..
Publicou oito livros sobre
a História da África, entre os quais se destacam A África antes dos portugueses (1992), A enxada e a lança (1992), A
manilha e o libambo: a África e a escravidão de 1500 a 1700 (2002), Um rio chamado Atlântico (2003) e Francisco Félix de Souza, mercador de
escravos (2004). Escreveu Castro
Alves, um poeta sempre jovem (2006), para a coleção Perfis Brasileiros, da
Companhia das Letras. Também é autor de livros infantojuvenis, como Um passeio pela África (2006) e A África explicada aos meus filhos (2008).
Em 2009, publicou O quadrado amarelo (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), que
reúne textos sobre arte e literatura, cruzando referências populares e eruditas,
recorrendo à memória e às experiências de viagem.
Entre os prêmios e
distinções que recebeu estão os títulos de doutor honoris causa pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Universidade de
Ifé, Nigéria, 1986), pela Universidade Federal Fluminense (2009) e pela
Universidade Federal da Bahia, em 2013, além do prêmio Juca Pato de Intelectual
do Ano (2003), da União Brasileira de Escritores e do Prêmio Camões de 2014. Ao
lado de Lilia Moritz Schwarcz, desde 2008 dirige a coleção das obras completas
de Jorge Amado para a Companhia das Letras.
Membro do Júri do Prêmio Camões em
2001, 2003 e 2013, é sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e
sócio-correspondente da Academia Portuguesa da História e da Real Academia de
História, da Espanha. Diplomata de carreira, foi professor do curso de Aperfeiçoamento
de Diplomatas do Instituto Rio Branco em 1971-1972, presidente da banca
examinadora do curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, de 1983 a 1985, e
vice-presidente de 1995 a
2000.
Foi cônsul em Caracas (1964-1967),
embaixador em Lagos, na Nigéria (1979-83), e cumulativamente em Cotonu, na
República do Benim (1981-83), chefe do Departamento Cultural do Ministério das
Relações Exteriores (1983-84), subsecretário-geral de administração do
Ministério das Relações Exteriores (1984-86), embaixador em Lisboa (1986-90),
em Bogotá (1990-93) e em Assunção (1993-95); entre outros cargos diplomáticos. Adelto Gonçalves – Brasil
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Livro de Linhagem, de
Alberto da Costa e Silva. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo,
56 págs., 2010, R$ 15,00. Site: www.imprensaoficial.com.br
E-mail: livros@imprensaoficial.com.br
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Adelto Gonçalves é doutor
em Literatura
Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de Os vira-latas da madrugada (Rio de Janeiro,
José Olympio Editora, 1981), Gonzaga, um
poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona brasileira (Lisboa, Nova
Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002), Bocage – o perfil perdido (Lisboa, Caminho, 2003) e Tomás Antônio Gonzaga (Academia
Brasileira de Letras/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012), entre
outros. E-mail: marilizadelto@uol.com.br
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