O processo de selecção da
empresa que vai proceder à dragagem do canal de acesso ao porto de Maputo para
que a profundidade passe dos actuais 11 metros para 14 metros está já em curso,
informou a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC).
A MPDC, em comunicado assinado
pelo director executivo Osório Lucas, informou ainda que a dragagem que vai ser
efectuada vai permitir o acesso às instalações portuárias de navios até 80 mil
toneladas, tornando o porto de Maputo num dos mais competitivos nos mercados
regional e internacional.
“Dragar o canal de acesso ao
porto é uma decisão estratégica que irá não só permitir atingir a meta
estabelecida de processarmos 40 milhões de toneladas até 2020, mas que terá um
efeito multiplicador sobre a economia moçambicana”, afirmou o director
executivo da MPDC, citado no comunicado.
Esta será a segunda dragagem
do canal de acesso ao porto, depois de em 2010/2011 ter o mesmo sido dragado de
9,4 metros (a profundidade desenhada para o canal) para 11 metros, o que contribuiu
para o aumento da carga processada de 12 milhões em 2011 para mais de 19
milhões em 2014.
A Sociedade de Desenvolvimento
do Porto de Maputo (MPDC) é uma empresa privada, que resulta da parceria entre
a estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, o grupo sul-africano
Grindrod, DP World dos Emirados Árabes Unidos e a Mozambique Gestores.
O porto de Maputo foi
concessionado pelo governo de Moçambique à MPDC em 2003 mas ganhou uma nova
dinâmica em 2008 quando a Grindrod e a DP World adquiriram a maioria das acções
da Portus Índico, o maior accionista (51%) e patrocinador do projecto. In “Macauhub”
- Moçambique
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