A empresa marítima japonesa
Mitsui OSK Lines (MOL) anunciou a assinatura de um acordo para a construção de
quatro navios porta-contentores de 20150 TEU com os estaleiros sul coreanos
Samsung Heavy Industries.
A MOL também concluiu também um memorando de
entendimento para o frete a longo prazo de dois navios porta-contentores
de 20150 TEU com a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, que serão construídos
pela Imabari Shipbuilding.
Os seis porta-contentores,
que estão estimados em US$ 155 milhões cada, entrarão ao serviço durante o ano
de 2017 e ligarão os portos asiáticos aos europeus, têm uma capacidade superior
ao MSC Oscar que começou a operar no princípio deste ano e que transporta até 19224
TEU (do inglês twenty-foot equivalent unit, unidade equivalente a 20 pés, que
representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de
comprimento, 8 de largura e 8 de altura).
Os novos navios têm um
comprimento de 400 metros, uma largura de 58,8 metros e um calado máximo de 16
metros e vão estar adaptados com tecnologias para a economia de energia,
reduzindo o consumo de combustível, sendo muito mais económicos que os actuais
porta-contentores ao serviço da Mol de 14000TEU. Esta empresa japonesa é a 9ª
maior linha de transporte de contentores, representando 3,1% da frota regular
de transporte do mundo, com um total de 591 mil TEU.
No momento em que estão, a
nível internacional, encomendados 66 novos porta-contentores com uma capacidade
superior a 18000TEU, as autoridades portuguesas continuam a inclinar-se para a
construção de um porto de águas profundas no Barreiro, onde estes novos
gigantes do mar não chegarão, transformando um porto que se pretende de nível
internacional, num pequeno porto secundário. Baía da Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário