Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de março de 2015

Japão – Mitsui encomenda seis porta-contentores de 20150 TEU

A empresa marítima japonesa Mitsui OSK Lines (MOL) anunciou a assinatura de um acordo para a construção de quatro navios porta-contentores de 20150 TEU com os estaleiros sul coreanos Samsung Heavy Industries.

A MOL também concluiu também um memorando de entendimento para o frete a longo prazo de dois navios porta-contentores de 20150 TEU com a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, que serão construídos pela Imabari Shipbuilding.

Os seis porta-contentores, que estão estimados em US$ 155 milhões cada, entrarão ao serviço durante o ano de 2017 e ligarão os portos asiáticos aos europeus, têm uma capacidade superior ao MSC Oscar que começou a operar no princípio deste ano e que transporta até 19224 TEU (do inglês twenty-foot equivalent unit, unidade equivalente a 20 pés, que representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de comprimento, 8 de largura e 8 de altura).

Os novos navios têm um comprimento de 400 metros, uma largura de 58,8 metros e um calado máximo de 16 metros e vão estar adaptados com tecnologias para a economia de energia, reduzindo o consumo de combustível, sendo muito mais económicos que os actuais porta-contentores ao serviço da Mol de 14000TEU. Esta empresa japonesa é a 9ª maior linha de transporte de contentores, representando 3,1% da frota regular de transporte do mundo, com um total de 591 mil TEU.

No momento em que estão, a nível internacional, encomendados 66 novos porta-contentores com uma capacidade superior a 18000TEU, as autoridades portuguesas continuam a inclinar-se para a construção de um porto de águas profundas no Barreiro, onde estes novos gigantes do mar não chegarão, transformando um porto que se pretende de nível internacional, num pequeno porto secundário. Baía da Lusofonia


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