Com os espetáculos cancelados devido à pandemia de
covid-19, o trio de comediantes luso-americanos ‘The Portuguese Kids‘ apostaram
na sua loja "online" de produtos portugueses,
cujas vendas aumentaram 300% desde o início do confinamento
“Passei
de comediante a vendedor de linguiça”, disse à Lusa Derrick DeMelo, um dos
elementos do grupo, que viu todos os espetáculos de 2020 cancelados devido à
pandemia.
“Quando
notámos que as vendas estavam a subir, em março, decidimos focar-nos nisto e
promover o negócio”, afirmou o artista.
As
receitas provenientes da loja permitiram ao grupo compensar o cancelamento das
atividades humorísticas.
Segundo
o luso-americano, que compõe o trio de comediantes com Brian Martins e Al
Sardinha, “sem a ‘Shop Portuguese’ neste momento, os ‘The Portuguese Kids’ não
continuariam a existir”.
“Estou
muito grato, porque provavelmente sem isto teríamos de fechar portas e abrir
falência”, disse.
Os
produtos mais vendidos neste momento são bolos lêvedos, chouriço e linguiça e
pastéis de nata congelados, sendo que o catálogo da ‘Shop Portuguese’ inclui
várias outras categorias, desde ‘t-shirts’ e aventais a canecas, livros e galos
de Barcelos.
Derrick
DeMelo considerou que o confinamento levou as pessoas a comprarem mais produtos
online e a encontrarem a loja. “Tornou-se uma tendência e não me parece que vá
abrandar muito”, afirmou, sublinhando a importância de oferecerem portes
gratuitos, algo que as outras lojas do mesmo segmento não fazem.
Abril
e maio foram os meses com maiores subidas. A título de exemplo, DeMelo revelou
que a loja está a vender cerca de 250 a 350 quilos de chouriço por mês e 100 a
200 pacotes de seis bolos lêvedos por semana.
“Não
somos a Amazon e temos orgulho nisso, tudo o que vendemos é autêntico” afirmou.
“Não
é comédia, mas também está no léxico do ser português. É tudo para promover
Portugal como marca e o orgulho português”, garantiu.
A
Califórnia e a Flórida são dois dos estados de onde a loja recebe mais
encomendas, mas DeMelo explicou que há pedidos vindos de todo o lado, mesmo de
locais distantes no centro-oeste do país. “É incrível ver os sítios onde os
portugueses vão parar”, comentou.
No
entanto, não são apenas lusodescendentes que procuram a comida e produtos
típicos oferecidos pela loja: “O engraçado é que estamos a receber muitas
encomendas de pessoas que não são portuguesas. Compram porque foram a Portugal,
que se tornou num destino turístico tremendo”, disse o artista.
“A
popularidade de Portugal está a ajudar-nos deste lado”, referiu.
O
trio, originário de Massachussetts, está também a manter a ligação com a
comunidade através de vídeos que são lançados todas as quintas-feiras e
transmissões ao vivo às quartas e sextas. “É o melhor que podemos fazer agora
pelos nossos fãs”, afirmou o comediante.
Apesar
de o processo de desconfinamento estar em curso nos Estados Unidos, o regresso
dos espetáculos ao vivo com público ainda é uma incógnita. “Prefiro esperar até
que seja totalmente seguro fazê-lo. Talvez não seja possível durante muito
tempo”, admitiu Derrick DeMelo.
Com
o aumento do número de infeções em vários estados do país e a perspetiva de
novas vagas no outono, a visão é cautelosa. “Não sabemos o que vai acontecer em
2021, pode demorar muito até voltarmos à estrada”.
Até
isso acontecer, o foco dos comediantes estará nos vídeos e na loja online, que
lançaram como um negócio à parte para promover a identidade portuguesa.
“O
que começou como uma brincadeira cresceu para algo que penso que se vai manter
mesmo depois de os ‘The Portuguese Kids’ desaparecerem”, considerou DeMelo. In “Bom dia
Europa” - Luxemburgo
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