Um programa de aprendizagem setorial
em andamento na Indonésia está a criar oportunidades de emprego para os jovens
trabalhadores e uma nova geração de trabalhadores para a indústria
Indonésia
- Com 19 anos de idade, Arif Riri Alfiansyah habilmente monta peças de
automóveis, enquanto Komarudin, da mesma idade, instala partes das portas
traseiras. Eles são dois dos 400 estagiários que este ano estão a estudar por
um período de seis meses na PT Toyota Motor Manufacturing Indonésia (PT TMMIN),
localizada em Karawang, Java Ocidental.
“Depois
de me receber e antes de me inscrever no programa de aprendizagem, trabalhei
cinco meses como operário de construção. Foi melhor do que estar desempregado”,
diz Alfiansyah. Depois de se formar numa escola técnica e de se especializar em
mecânica, ele imediatamente dirigiu-se ao Escritório Provincial de Recursos
Humanos de Karawang. Lá aprendeu sobre o programa de aprendizagem do PT TMMIN.
Superou
o processo de seleção, no qual ele competiu com outros 300 candidatos,
Alfiansyah já completou seis semanas no programa. "Agora eu sei como
instalar o isolamento das carrocerias e encher o motor com óleo", disse
ele.
Komarudin
também conseguiu juntar-se ao programa. Com a orientação de um tutor e um
instrutor, passou um mês a aprender a montagem do carro seguindo os módulos
pedagógicos teóricos, antes de começar a formação prática no local de trabalho
da fábrica.
"No
início, o meu ritmo de trabalho era lento", afirmou. “Só conseguia
completar 10 carros por turno, agora eu faço pelo menos 30”.
Colaboração entre o governo e a
indústria automóvel
No
âmbito do projecto conjunto das Nações Unidas, "Plataformas de Soluções
Integradas: Educação e Formação Técnicas e Profissionais (TVET) - Colaboração
com a Indústria", a Organização Internacional do Trabalho está a
documentar as melhores práticas em parceria e colaboração entre as escolas de
formação profissional e os centros de capacitação. O objetivo do projeto é
promover a cooperação entre a indústria e a TVET para reduzir a falta de
correspondência de qualificações com o mercado de trabalho e promover a
participação no financiamento das despesas correspondentes entre o governo e o
setor privado.
Michiko
Miyamoto, diretor do escritório da OIT na Indonésia, enfatiza o importante
papel da indústria na formulação de programas de aprendizagem. “A indústria e
seus setores são os que melhor conhecem as competências necessárias e têm
capacidade e recursos para implementar este programa. Isso beneficia todas as
partes interessadas, porque os trabalhadores obtêm as habilitações necessárias
e cada setor obtém funcionários competentes”, diz Michiko.
Desde
2016, o governo indonésio promoveu o programa de aprendizagem industrial como
um método para melhorar as competências laborais dos jovens indonésios,
particularmente os que se formam em centros de formação profissional e de
formação.
Através
do Ministério de Recursos Humanos, concentrou-se na formação profissional e na
capacitação como uma das medidas de apoio ao desenvolvimento inclusivo e ao
crescimento económico nacional.
“O
princípio orientador da formação profissional é a prática. O melhor lugar para
praticar é o setor, onde os aprendizes ganham experiência real no mundo do
trabalho. É diferente da formação prática oferecida pelos centros de formação
profissional”, explica Bambang Satrio Lelono, diretor-geral da área de
Colocação, Formação e Produtividade do Ministério de Recursos Humanos.
Uma nova geração de trabalhadores
No
próximo ano, o número de participantes no programa de formação da Toyota será
aumentado para 700. Os formandos recebem uniformes, a identificação
correspondente, equipamentos de segurança, subsídio de transporte, além de
seguro de saúde. Ao fim de seis meses, submetem-se a uma prova de competência
e, caso a superem, recebem um certificado.
“Organizamos
este programa profissional porque isto beneficia a empresa. Além disso,
desejamos ajudar o Governo da Indonésia a desenvolver os recursos humanos do
país. Graças a este programa, obtêm-se trabalhadores competentes que,
posteriormente, aumentarão a produtividade da empresa”, afirma Amirul Chusni,
chefe de divisão do Centro de Formação da PT TMMIN.
Rama
Wijaya é um ex-aprendiz que atualmente trabalha no Departamento de Logística da
PT TMMIN. “O programa de aprendizagem ensina-nos a sermos bons funcionários,
sempre dispostos a trabalhar”, refere Wijaya. "Além disso, permitiu-me
ajudar a sustentar a minha família. "Organização
Internacional do Trabalho"
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