Com o objetivo de melhorar a qualidade da
educação primária no município de Maputo, Moçambique, através da promoção do
livro e das competências de leitura e escrita, foi implementado o Projeto Ler.
Desenvolvido pelo Conselho Municipal de
Maputo, em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)
e o apoio da Cooperação Portuguesa, este projeto, pensado para uma intervenção
de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do
ensino primário, pretendeu implementar uma atuação estruturante no âmbito das
competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como
da prática social.
Um mês após a sua implementação, com um
intenso programa, realizou-se, no passado dia 17 de outubro de 2014, um Fórum
Público de avaliação e de balanço das atividades desenvolvidas no projeto, no
Centro de Formação do Conselho Municipal de Maputo, com as entidades
envolvidas.
Durante um mês foram realizadas 3 ações de
formação, 9 Rodas de Leitura em toda a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais,
3 Ateliers de Construção de histórias e livros, 7 sessões de trabalho escolares em 6 Distritos Municipais, 5 sessões de
apresentação e debate do projeto em Administrações de Distritos Municipais, uma sessão de trabalho interna de planeamento, um Seminário interno de avaliação e Planeamento do Projeto e várias reuniões com
entidades públicas, governamentais e locais.
As ações envolveram mais de 1.900 alunos e
profissionais diversos - Professores, Técnicos-Bibliotecários municipais,
responsáveis da Direção da Educação, Cultura e Desportos do município,
Diretores Distritais de Educação do Ministério da Educação e Diretores
Escolares e Pedagógicos.
O projeto, que envolveu a totalidade das
Bibliotecas Municipais e 12 escolas, conseguiu alterar práticas e metodologias,
com autonomia de conceção de estratégias de promoção do livro e da leitura, com
a criação de material pedagógico próprio e dinamizando a totalidade das
Bibliotecas Públicas Municipais num trabalho em rede com as escolas e projetos
educativos.
Para a Directora do Arquivo, Documentação e Biblioteca no Município de Maputo, Cristina Manguele, o balanço é positivo, pois as crianças já começaram a demonstrar interesse pela leitura e pelas diversas actividades desenvolvidas.
Para a Directora do Arquivo, Documentação e Biblioteca no Município de Maputo, Cristina Manguele, o balanço é positivo, pois as crianças já começaram a demonstrar interesse pela leitura e pelas diversas actividades desenvolvidas.
Para a responsável deste projeto na UCCLA, Alda
Moreira, esta primeira fase do projeto foi positiva e gratificante, uma vez que
houve o envolvimento pleno dos alunos, adiantando que a iniciativa irá
continuar para o ano com a formação de mais professores. UCCLA
Sem comentários:
Enviar um comentário