Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Moçambique - Projeto LER finaliza com nota positiva

Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo, Moçambique, através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, foi implementado o Projeto Ler.

Desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e o apoio da Cooperação Portuguesa, este projeto, pensado para uma intervenção de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do ensino primário, pretendeu implementar uma atuação estruturante no âmbito das competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como da prática social.

Um mês após a sua implementação, com um intenso programa, realizou-se, no passado dia 17 de outubro de 2014, um Fórum Público de avaliação e de balanço das atividades desenvolvidas no projeto, no Centro de Formação do Conselho Municipal de Maputo, com as entidades envolvidas.


Durante um mês foram realizadas 3 ações de formação, 9 Rodas de Leitura em toda a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, 3 Ateliers de Construção de histórias e livros, 7 sessões de trabalho escolares em 6 Distritos Municipais, 5 sessões de apresentação e debate do projeto em Administrações de Distritos Municipais, uma sessão de trabalho interna de planeamento, um Seminário interno de avaliação e Planeamento do Projeto e várias reuniões com entidades públicas, governamentais e locais.

As ações envolveram mais de 1.900 alunos e profissionais diversos - Professores, Técnicos-Bibliotecários municipais, responsáveis da Direção da Educação, Cultura e Desportos do município, Diretores Distritais de Educação do Ministério da Educação e Diretores Escolares e Pedagógicos.



O projeto, que envolveu a totalidade das Bibliotecas Municipais e 12 escolas, conseguiu alterar práticas e metodologias, com autonomia de conceção de estratégias de promoção do livro e da leitura, com a criação de material pedagógico próprio e dinamizando a totalidade das Bibliotecas Públicas Municipais num trabalho em rede com as escolas e projetos educativos.

Para a Directora do Arquivo, Documentação e Biblioteca no Município de Maputo, Cristina Manguele, o balanço é positivo, pois as crianças já começaram a demonstrar interesse pela leitura e pelas diversas actividades desenvolvidas.

Para a responsável deste projeto na UCCLA, Alda Moreira, esta primeira fase do projeto foi positiva e gratificante, uma vez que houve o envolvimento pleno dos alunos, adiantando que a iniciativa irá continuar para o ano com a formação de mais professores. UCCLA

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