Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Portugal – Projeto coordenado pela Universidade de Coimbra aprovado para desenvolver geociências em três países africanos de língua oficial portuguesa

Pela primeira vez, um projeto coordenado pela Universidade de Coimbra (UC) foi aprovado para receber financiamento europeu no âmbito do programa Erasmus+ Capacity Building in Higher Education. O projeto SUGERE (Sustainable Sustainability and Wise Use of Geological Resources, ‘Sustentabilidade e Utilização Racional de Recursos Geológicos’, na versão portuguesa), coordenado por Nelson Rodrigues, docente do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai receber cerca de um milhão de euros para desenvolver as geociências em três Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)



Em causa está a implementação de cinco cursos (três licenciaturas, um mestrado e um doutoramento) em Ciências da Terra em universidades parceiras de Angola, Cabo Verde e Moçambique. “Pretende-se que os cursos a implementar assentem em três grandes pilares: o conhecimento em ciências da terra (geologia, engenharia geológica e engenharia de minas), as competências em ambiente e desenvolvimento sustentado, bem como a ética e formas de desenvolvimento da economia social. Pretendemos formar tanto alunos como professores, motivando-os para o desenvolvimento dos seus países”, aponta Nelson Rodrigues, professor associado do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC.

Criado em 2014, o programa Erasmus+ Capacity Building tem como foco estimular as universidades europeias a partilhar conhecimento com instituições de ensino superior de outros continentes. E na edição deste ano aprovou, pela primeira vez, um projeto coordenado pela UC – que já fora parceira de iniciativas Capacity Building com outras universidades por nove ocasiões. “Este é nosso o primeiro grande projeto que utiliza as oportunidades criadas pelo programa Erasmus para a construção de parcerias para a capacitação e desenvolvimento de parceiros fora da Europa. A Universidade de Coimbra organizou-se de modo a conseguir dar apoio técnico e formação aos investigadores e professores que estejam interessados em usufruir destas oportunidades (num processo que já tem dois anos de investimento estratégico) e este é o primeiro resultado significativo”, sublinha o vice-reitor Joaquim Ramos de Carvalho.

Para o Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, esta aprovação mostra o reconhecimento internacional das suas competências e o valor dos seus docentes e investigadores, sendo o corolário da “estratégia de há vários anos” de cooperação com instituições universitárias de outros países lusófonos – tendo como base o Grupo de Escolas de Geociências José Bonifácio d’Andrada e Silva. “Interessa-nos criar grandes redes de investigação e de formação entre universidades europeias e de outros contextos geográficos, numa lógica de afirmação das geociências e das competências dos seus profissionais, focadas na criação de conhecimento científico, na gestão sustentável dos recursos, no desenvolvimento económico e na capacitação institucional”, nota o diretor do Departamento, Alexandre Tavares.

O espírito do projeto – aprovado no nível mais elevado de classificação, com nota de Excelente – está bem resumido no acrónimo que lhe dá nome: SUGERE (Sustainable Sustainability and Wise Use of Geological Resources). “Não queremos impor modelos a outros, mas criar formas integradas de conhecimento e de partilha de modelos de formação. O acrónimo a que recorremos sugere isso mesmo. Queremos também que este projeto nos traga ensinamentos”, descreve Nelson Rodrigues. Por isso – numa abordagem “inovadora” neste género de iniciativas – a avaliação do projeto será feita por um dos parceiros de fora do continente europeu, a Universidade de Santiago (Cabo Verde).

A Universidade de Cabo Verde, a Universidade Agostinho Neto, o Instituto Superior Politécnico Tundavala (ambas de Angola), o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e a Universidade Eduardo Mondlane (também moçambicana) são as outras parceiras africanas. E entre os pares europeus do projeto coordenado pelo Departamento de Ciências da Terra estão o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Universidades de Salamanca (Espanha) e de Turim (Itália), que vão colaborar no processo de desenvolvimento e implementação dos cursos – de Geologia, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas –, bem como na capacitação das instituições africanas. Marques Simões – Portugal in “Universidade de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário