Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Moçambique - Visita de navio da Marinha do Brasil

A visita da Corveta Almirante Barroso da Marinha do Brasil que realizou a Moçambique, mais concretamente ao Porto de Maputo, entre os dias 24 e 27 do mês em curso, irá reforçar os laços de amizade e cooperação entre os governos moçambicano e brasileiro no domínio da Defesa, sobretudo na vertente do intercâmbio na área militar.

O programa da visita previu vários encontros entre o comandante do navio e as autoridades locais, entre outras actividades a serem coordenadas pela Marinha de Guerra de Moçambique. Na terça-feira, 25 de setembro, das 10h00 às 17h00, a Corveta Barroso esteve aberta à visitação pública, oportunidade em que foi possível conhecer um pouco mais sobre a embarcação.

A Corveta Barroso é um moderno navio Escolta da Marinha do Brasil, construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e com sistemas complexos desenvolvidos no Brasil, capaz de se contrapor a múltiplas ameaças e exercer controle tático. O Navio leva o nome Almirante Barroso, Comandante da Esquadra Brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, combate o qual marcou a história naval brasileira e teve o Almirante Barroso como um dos mais notáveis heróis do país.

A Corveta Barroso foi incorporada na Esquadra brasileira em 19 de Agosto de 2008. Desde então, vem realizando diversas missões com outros países, destacando-se a composição da Força Tarefa Marítima da ONU na Missão de Paz do Líbano, a qual cumpriu com êxito sua missão nas duas vezes designada. Vale a pena ressaltar o resgate dos náufragos no ano de 2015, momento em que o Navio se lançava ao mar rumo ao Líbano.

O Navio possui modernos sensores e armamentos, além de operar com a Aeronave orgânica SuperLynx. Possui 103,4m de comprimento, sistema de propulsão Diesel ou Gás e atinge a velocidade de 30 nós com turbina.

Nesta escala ao Porto de Maputo, a Corveta Barroso trouxe a primeira remessa de livros doados pela Academia Brasileira de Letras para Moçambique, além de material de Comunicação Social para a divulgação das Forças Armadas Brasileiras com vista ao incremento da cooperação no âmbito da Defesa, pelo conhecimento mútuo.

A Corveta Barroso acabou de participar da Operação ATLASUR XI entre as Marinhas da África do Sul, do Brasil e do Uruguai e, logo após a escala em Maputo, retorna as águas territoriais sul-africanas, especificamente ao Porto de Simon’s Town, onde participará da Operação IBSAMAR, juntamente com as Marinhas da África do Sul e da Índia. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário