Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de setembro de 2018

França – Projeto “Conto Contigo” leva contos em português a crianças

O projeto tem promovido, desde 2015, sessões de leitura em português na região de Paris para crianças em idade pré-escolar, e pretende estender-se a mais cidades francesas para responder a uma «necessidade» na comunidade portuguesa em França



Segundo a fundadora da iniciativa, Maria João Pita, a ideia surgiu quando procurou, em 2014, estruturas para transmitir ao seu filho, de três anos, a língua portuguesa, de forma lúdica e informal.

A arquiteta aliou-se aos membros da Associação dos Diplomados Portugueses de França (AGRAFr) e criou um projeto itinerante de sessões de leitura em língua portuguesa para crianças dos três aos seis anos, mas que é aberto a «todos que se interessem em passar um momento informal à volta de um livro em português».

«O facto de o projeto rodar desde 2015 é uma prova que há realmente uma necessidade. Há pessoas que precisam deste contexto informal de encontro e o projeto vem responder a esta geração dos anos 80 que está em França e que precisa também, com os seus referenciais e as suas ferramentas, de criar coisas. O Conto Contigo é só mais um grãozinho a contribuir para a dinâmica da comunidade portuguesa em França», afirmou a portuguesa, que também viveu na Alemanha e na Holanda.

As sessões de leitura são essencialmente em Paris, mas existiram encontros nas cidades de Nantes, Pontault-Combault e Cormeilles-en-Parisis. O objetivo é levar os contos em português a mais localidades, nomeadamente Lyon, onde a AGRAFr criou um novo polo.

Em Paris, as leituras já tiveram vários palcos efémeros, como cafés culturais, residências universitárias, escolas, o Consulado-Geral de Portugal, jardins e até igrejas.

A fundadora do “Conto Contigo”, conclui que conta com todos os que queiram juntar-se «à roda dos textos em português». In “Revista Port.Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário