Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 2 de setembro de 2018

Macau – Instituto Cultural lança livro de António Pedro Pires sobre o Ano Novo Chinês

A grande festividade chinesa do Ano Novo Lunar é explicada, ao detalhe, na mais recente obra de António Pedro Pires. A publicação integra a colecção “Farol da Guia” do Instituto Cultural



A celebração do Ano Novo Lunar – grande festividade do povo chinês – é analisada em detalhe na mais recente obra de António Pedro Pires. As primeiras páginas do livro “Festividade do Ano Novo Lunar em Macau”, publicado pelo Instituto Cultural (IC), são dedicadas à “marcha da Humanidade desde a tomada de consciência do tempo e da sua medição até à invenção do calendário e ao aparecimento dos relógios” numa clara abordagem ao calendário lunar propriamente dito.

De acordo com o organismo, a segunda parte descreve o Ano Novo Lunar do ponto de vista da preparação da festa, bem como o papel das “grandes religiões chinesas (taoismo, budismo, confucionismo e culto dos antepassados) nos rituais que a antecedem”. Além disso, “é prestada especial atenção ao último dia do ano, à preparação do jantar-reunião de família, aos rituais que o precedem, sobretudo à veneração dos antepassados e à culinária própria da reunião”.

Por sua vez, o autor optou também por descrever a entrada do ano novo e tudo o que ele implica: o ruído, as visitas aos templos, as multidões e rituais no seu interior, sobretudo nos templos de Á-Ma e Kun Iam. “E porque não há festa sem culinária, um capítulo é dedicado à culinária da festa, à culinária como linguagem, e ao simbolismo dos pratos”, acrescenta o IC.

Já na recta final da obra são descritos os rituais que ditam o fim da festividade. Nesta secção aborda-se a festa das lanternas no 15º dia e reflecte-se sobre a importância da festa para a construção duma sociedade mais pacífica e harmoniosa. Isto porque, durante o Ano Novo Lunar, a “sociedade renasce com nova força e vigor, retempera o seu ser. É a vida que se renova, os afectos que circulam, os laços que se estreitam, os amigos que se “cativam”. Não há festa como esta”, vinca o IC.

António Pedro Pires, formado em Ciências Antropológicas e Etnológicas, é também autor de dezenas de artigos publicados em revistas, catálogos e jornais sobre a condição feminina e a cultura chinesa. Proferiu também várias conferências durante as quais se versou sobre a mulher na China e em Portugal, chá, porcelana, festividades cíclicas, ano novo lunar, minorias étnicas, culto dos antepassados, entre outros temas.

O livro pode ser comprado na Livraria Portuguesa, Plaza Cultural, Livraria Seng Kwong, Arquivo de Macau e Centro Ecuménico Kum Iam por 140 patacas sendo o quinto da Colecção “Farol da Guia”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário