Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Macau - Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa celebra o décimo aniversário



O Fórum Macau vai organizar entre os dias 9 e 18 de Outubro a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa que este ano celebra o seu décimo aniversário, mantendo o orçamento de nove milhões de patacas. Para assinalar a ocasião, o programa do evento foi reforçado, com uma série de iniciativas que decorrerão na Doca dos Pescadores. Como é já habitual, o programa inclui música, mostras de artesanato, diversas obras de expressão plástica e gastronomia.

Ao todo, participam no evento 130 artistas convidados de Angola, do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Goa, Damão e Diu, bem como de Macau e do distrito de Congjiang, da Província de Guizhou.

Ao nível da música, as actuações vão dividir-se entre o Largo do Senado e a Doca dos Pescadores. Rui Sangara, da Guiné-Bissau, e a Banda Circulô, do Brasil, o grupo artístico folclórico do distrito de Songjiang de Guizhou e a “Moza Band” de Moçambique estreiam o palco na Doca dos pescadores no dia 13 de Outubro. No dia seguinte volta a actuar o grupo da China Continental, além de Paulo Flores, de Angola, “Estrellas”, de Goa, Damão e Diu e “Black Jesuz”, de Timor-Leste.

Ao palco da Doca dos Pescadores sobem ainda os D.A.M.A, de Portugal, Alex Dinho, de São Tomé e Príncipe e Grace Évora & Banda, de Cabo Verde. Todos os músicos irão actuar também no Largo do Senado entre os dias 15 e 17 de Outubro.

Na Doca dos Pescadores haverá ainda espaço para a  gastronomia com quatro restaurantes a abrir as suas cozinhas a “chefs” dos Países Lusófonos, tanto à hora de almoço como do jantar. O “Rio Grill & Seafood Market” recebe, entre os dias 13 e 18 de Outubro, das 12:00 às 15:00 e das 18:00 às 23:00, os cozinheiros vindos do Brasil e da Guiné-Bissau. Ao “Vic’s Restaurante” chegam “chefs” de Angola, Portugal e Goa, Damão e Diu.

No restaurante “Praha” estará em destaque a gastronomia de São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste. A “Brasserie” de Paris vai ser temporariamente ocupada por “chefs” que se dedicam à cozinha de Cabo Verde, Moçambique e Macau.

Também na Península, no Edifício do Antigo Tribunal, decorrerá a Mostra de Teatro dos Países e Regiões de Língua Portuguesa. A representar Macau estará a “Dream Theater Association”, com a peça “O Nosso Estaleiro Naval Victory”, que narra a história de um dos estaleiros de Lai Chi Vun. Tam, uma das personagens da peça, cresceu como aprendiz de um mestre de construção naval para tomar conta do negócio da família, porém o seu sonho é quase destruído por um incêndio. Depois de 50 anos de luta, Tam tem na cabeça todas as técnicas necessárias à construção naval, porém, a indústria não existe mais.

A companhia “Elinga-Teatro”, de Angola, apresenta a peça “A Última Viagem do Príncipe Perfeito”, um navio de passageiros que fazia a rota entre Lisboa e Luanda até 1974/75. Do Brasil chega o Núcleo Experimental Em Movimento que protagoniza a peça “Tempo P’ra Dizer”, que se foca numa conversa entre duas actrizes.

“Fladu Fla”, de Cabo Verde, apresenta “Menos Um”, uma adaptação do conto com o mesmo nome, integrado na obra “Contra Mar e Vento” de Teixeira de Sousa. A mostra de teatro tem ainda espaço para “A mulher é sagrada” de Os Cérebros de Quelele, da Guiné-Bissau. A mostra decorre entre os dias 9 e 14 de Outubro.

Artes plásticas e fotografia

Num campo artístico diferente, a Semana Cultural inclui quatro exposições. Entre os dias 13 de Outubro e 11 de Novembro estarão patentes, nas Casas-Museu da Taipa as exposições “Somos Estrelas”, de Guilherme Mampuya, de Angola e “Orquestra Crioula” de Tuto Sousa, de Cabo Verde.

Na galeria da residência do cônsul-geral de Portugal em Macau será apresentada, entre os dias 12 de Outubro e 8 de Novembro, uma mostra de Vítor Marreiros intitulada “China, Norte e Sul”. A Galeria da Doca dos Pescadores vai receber entre 13 de Outubro e 4 de Novembro a mostra “Pontos de Encontro, Pontes Intangíveis”, que reúne 150 fotografias de autores da China e dos Países de Língua Portuguesa.

Durante a apresentação do evento, o secretário-adjunto do Fórum Macau indicado pelos Países de Língua Portuguesa salientou que a Semana Cultural é “uma rotina já estabelecida” e que o organismo que representa está empenhado em apostar na cooperação ao nível da cultura.

Rodrigo Brum recordou ainda que, aquando da reunião ordinária anual do Fórum Macau no início deste ano, o embaixador do Brasil fez uma declaração referindo que “as questões culturais são importantes porque servem para perceber a cultura empresarial e a cultura empresarial está por detrás da realização de bons negócios e boas relações entre os países”. Inês Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário