Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Moçambique - Empresários moçambicanos e chineses assinam memorandos

Pelo menos seis memorandos de entendimento, de um universo de 20, foram rubricados, em Beijing, capital da China, por empresas públicas e privadas moçambicanas e chinesas, num fórum de negócios envolvendo empresários dos dois países.

O banco Millennium-bim entendeu-se com a Fosun International, empresa que opera na área de finanças, seguro, turismo e saúde, a empresa pública de telefonia móvel Mcel (Moçambique-celular) entendeu-se com a Huawei, enquanto a governamental moçambicana APIEX (Agência para a Promoção de Investimento e Exportações) conseguiu um entendimento para a promoção de parques industriais em Moçambique.

O recorde em assinar memorandos de entendimento coube a Administração Nacional de Estradas (ANE), tutelada pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique. Esta leva na bagagem três documentos rubricados.

Lourenço Sambo, director-geral da APIEX, afirma que tinham sido apresentados 20 propostas de memorandos de entendimento, mas por “razões técnicas” apenas seis foram acolhidas.

“Já foi bom”, disse Sambo, que considera o número de participantes ter excedido expectativas.

Os organizadores deste fórum de negócios contavam inicialmente com a participação de 90 empresários chineses e 39 moçambicanos, mas acabaram sendo cerca de 350 pessoas, o que, segundo Sambo, “obrigou-nos a procurar patrocínio de última hora”.

Os moçambicanos integravam a delegação do seu Presidente da República, Filipe Nyusi, que está em Beijing para participar segunda e terça-feira na III Cimeira China-África para a Cooperação.

Coube ao Chefe do Estado a abertura do fórum. Na ocasião, ele assegurou ao empresariado chinês que investir hoje em Moçambique já não é um risco e que a cooperação entre os dois países é uma realidade. “A árvore plantada com amor, ninguém derruba. Ela cria raízes. A árvore plantada com amor é a verdadeira amizade entre Moçambique e China porque ninguém vai derrubar”, precisou Nyusi.

Elucidou que no período de 2013 ao primeiro semestre deste ano, foram aprovados 149 projectos correspondentes a 751 milhões de dólares norte-americanos de investimento directo estrangeiro, susceptíveis de criar cerca de 20 mil postos de trabalho.

Segundo o enviado da AIM, Felisberto Firmino, a anteceder a abertura deste fórum, o Presidente recebeu em audiência representantes de 11 empresas chinesas, entre as quais algumas já presentes em Moçambique e outras que pretendem se estabelecer no país.

Dentre algumas empresas recebidas, destaca-se a China Road and Bridge Corporation (CRBC), que tem estado desde 2014 a construir a ponte Maputo-Ka Tembe, sobre a baia da capital moçambicana, e a estrada Maputo-Ponta de Ouro.

A sua empreitada inclui também as pontes Ka Tembe-Ponta do Ouro, e Bela Vista-Boane, perfazendo mais de 200 quilómetros. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário