Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 15 de setembro de 2018

Guiné-Bissau – Lançamento de um projeto para desenvolver a cultura guineense

Bissau – O Diretor-geral de Cultura, João Cornélio Gomes Correia, revelou que a sua direção prepara-se para, brevemente, lançar um projeto que vai revolucionar a cultura guineense.

Em entrevista exclusiva à ANG, Cornélio Correia, afirmou que o referido projeto se enquadra no crescimento de atividades culturais nos últimos tempos no país, principalmente no sector de criação ⁄ artística e sobretudo nas áreas de música e literatura.

"Infelizmente, o crescimento cultural do país não foi acompanhado com um plano de criação de infraestruturas adequados" lamentou.

Segundo este responsável, o projeto ainda vai privilegiar a infra estruturação dos edifícios culturais, isto é, espaços cénicos e galerias de artes apropriadas, que pudessem facilitar a apresentação das obras dos criadores ⁄ artistas e escritores, agentes culturais e dos produtores.

João Cornélio informou que, para breve, o Governo vai proceder ao ato de lançamento da pedra para a construção do edifício do Palácio da Cultura, que vai albergar todo o componente necessário para a expressão cultural contemporânea.

Criticou que a inexistência de infraestruturas adequadas para exposições artístico-culturais prejudica a difusão da atividade cultural no país, e que obriga aos profissionais desse sector a colmatar esse vazio recorrendo aos centros culturais estrangeiros das embaixadas sedeadas em Bissau, nomeadamente, o brasileiro, franco-guineense e português.

De acordo com este responsável, para atender essa necessidade urgente no sector da cultura, a sua direção vai reabilitar o seu edifício e adaptá-lo, para permitir aos agentes de cultura ter acesso a um espaço privilegiado para encontros, manifestações, intercâmbios culturais, debate de ideias e de cidadania.

Considerou que a reabilitação e adaptação do edifício da Direção Geral da Cultura, (o antigo Museu colonial), permitirá a execução coerente de políticas culturais para responder as demandas dos criadores ⁄ artistas, agentes culturais e produtores.

"Para trabalhar o sector da cultura é preciso alargar alicerces consistentes que iniciam com a formação dos Agentes Culturais, a Legislação do sector e a Infra estruturação, tal como consta nas três dimensões do projeto da Direção Geral de Cultura", disse João Cornélio.

Acrescentou que já enviaram para o exterior, mais de 30 jovens para uma formação na área de cultura e da música.

Disse que aguardam a promulgação, aprovada em Conselho de Ministros, e que irá regularizar o sector da cultura na Guiné-Bissau.

“Com a entrada em vigor dessa lei, a Direção Geral de Cultura vai acabar com a proliferação de eventos culturais não autorizados, que está sendo realizado em toda a parte do país.

Disse que posteriormente eventos culturais públicos só poderão ser organizados mediante aprovação prévia da Direção Geral da Cultura. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário