Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Portugal - Exposição “Infinito Vão - 90 anos de Arquitetura Brasileira” na Casa da Arquitetura em Matosinhos

Exposição “Infinito Vão - 90 anos de Arquitetura Brasileira” inaugura nos dias 28, 29 e 30 com inúmeras atividades gratuitas



“Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira” é o nome, inspirado na música e na voz de Gilberto Gil, da exposição com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik que a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura inaugura nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Preparámos uma programação especial e gratuita para o fim de semana inaugural, entre visitas guiadas, conferências, filmes, lançamentos e concertos. Poderíamos destacar o concerto de Adriana Calcanhotto, dia 29, às 21h30, ou a conferência do arquiteto e Pritzker brasileiro, Paulo Mendes da Rocha, dia 30, às 1h30.

A mostra será acompanhada por uma extensa programação paralela, com cocuradoria de Nuno Sampaio, diretor executivo da CA, que acontecerá até abril de 2019 e contempla atividades em Portugal e no Brasil.

“Infinito Vão” é o resultado de um processo de dois anos de trabalho que a Casa da Arquitectura levou a cabo no Brasil, reunindo um património com mais de 200 doações que vai integrar o acervo permanente da Casa.

A Coleção Arquitetura Brasileira, a mais representativa realizada nos últimos anos, é constituída por 103 projetos e mais de 50 mil elementos entre desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetes, cerâmicas, entre outros.

A coleção materializa dois objetivos fulcrais: fomentar estudos de especialistas no tema, podendo ter o seu acervo consultado por pesquisadores; e compor futuras exposições do acervo da Casa da Arquitectura, somando-se à galeria de autores ‘residentes’ como Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Álvaro Siza Vieira, Pedro Ramalho e João Álvaro Rocha, entre outros.

Os autores brasileiros

Neste caso concreto são 90 projetos de autores fundamentais para a compreensão da produção brasileira, sendo 20 deles integrantes do período moderno e outros 50 do período contemporâneo. Além dos desenhos e maquetes, a coleção possui cerca de 150 livros essenciais sobre o tema, que serão incorporados à biblioteca da Casa da Arquitectura.

Os projetos que voaram para Portugal resultam de contratos de doação assinados pelos arquitetos e seus herdeiros. A seleção esteve a cargo dos dois curadores brasileiros, Fernando Serapião e Guilherme Wisnik. O período moderno, compreendido entre as décadas de 1930 e 1970, é composto por projetos de autores consagrados de gerações diversas, representados por cópias autenticadas.

Entre os autores selecionados destacam-se Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, MMM Roberto, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, Severiano Mario Porto, João Filgueiras Lima (o Lelé) e Paulo Mendes da Rocha. A maior parte dos desenhos originais destes autores estão no acervo de coleções públicas e privadas (faculdades, fundações e instituições brasileiras), com quem os curadores, em nome da Casa da Arquitectura, realizaram um acordo a fim de acomodar em Matosinhos, Portugal, um acervo de cópias autenticadas e autorizadas de projetos selecionados. A maior parte da coleção é dedicada à fase contemporânea, que compreende o período dos anos de 1980 até os dias atuais. Esta porção da coleção é constituída por criações de profissionais de gerações mais jovens e em plena atividade, como Marcos Acayaba, Brasil Arquitetura, Angelo Bucci, Andrade Morettin e Carla Juaçaba, entre outros.

Para que haja compreensão do enquadramento da época da produção arquitetónica brasileira, os curadores selecionaram um conjunto de livros que integrarão uma biblioteca básica sobre arquitetura brasileira, composta por obras em catálogo e diversos volumes de autores e editoras desaparecidos. Parte da grande missão da equipe curatorial foi buscar os volumes em estabelecimentos que comercializam títulos raros.

Para além do extenso programa paralelo que decorrerá em Portugal, também o Brasil irá receber em outubro, um programa de debates, mesas-redondas e momentos musicais alusivos. Casa da Arquitetura - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário