Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Moçambique - Acervo Digital Suahíli

Universidades de Moçambique e do Brasil lançaram o “Acervo Digital Suahíli”, um projecto que visa disponibilizar conteúdos na Internet sobre a história e a cultura swahíli do norte de Moçambique, informa um comunicado enviado à Lusa.

“A intenção é que o Acervo Digital Suahíli possa fomentar mais pesquisas académicas e propiciar o aperfeiçoamento do ensino nas universidades e nas escolas, bem como contribuir para a formação de docentes”, refere a nota de imprensa.

O projecto, lançado no Brasil, é da autoria de 12 pesquisadores das universidades moçambicanas Eduardo Mondlane, Lúrio e a brasileira Católica do Rio de Janeiro.

Os conteúdos disponibilizados, em formato digital, incluem manuscritos em “ajami”, escrita das línguas africanas usando o alfabeto árabe, mapas, vídeos com entrevistas e manifestações culturais em áudio e imagens, segundo a nota.

“Dessa forma, está a ser privilegiada a popularização e a difusão de tecnologias como meio de inclusão social, proporcionando conteúdos digitais como instrumento de apoio a professores e estudantes”, refere a nota. In “Jornal de Notícias” – Moçambique com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário